TSE fará convite para OEA acompanhar as eleições 2020

OEA
O Presidente do TSE Luís Roberto Barroso e o Ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo. Divulgação/TSE

Ministro Luís Roberto Barroso e Ernesto Araújo se reuniram no Tribunal para tratar sobre o assunto.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, convidará a Organização dos Estados Americanos (OEA) para a observação das Eleições Municipais 2020, que acontecerão em novembro. A decisão de convidar a OEA foi comunicada ontem (10) ao ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

O acompanhamento do pleito pela OEA já havia sido adotado nas Eleições 2018 a convite da então presidente do Tribunal, ministra Rosa Weber. Na ocasião, desembarcaram no país 30 especialistas de 17 nacionalidades. Em virtude da pandemia do covid-19 a missão deverá ser reduzida este ano.

Em 2018, a missão produziu extenso relatório, no qual elogiou a organização das eleições brasileiras, e a segurança das urnas eletrônicas. No entanto, a OEA criticou a disseminação de notícias falsas, impulsionadas por redes sociais, durante a campanha.

Durante reunião desta segunda-feira (10), no TSE, o ministro Barroso pediu que o ministro das Relações Exteriores, chanceler Ernesto Araújo, adote as providências para formalizar o convite na sede da OEA em Washington (EUA), tendo em vista os aspectos diplomáticos envolvidos.

O ministro Ernesto Araújo afirmou que o governo federal vê com bons olhos a presença da OEA no Brasil durante as eleições e enfatizou o prestígio do trabalho do organismo ao redor da região para garantir a integridade do processo eleitoral.

A pandemia adiou em seis semanas o início das eleições municipais. Dessa forma, o primeiro turno das eleições municipais será adiado de 4 de outubro para o dia 15 de novembro. A data do segundo turno passa para o dia 29 de novembro. Antes de tomada a decisão, os parlamentares ouviram vários especialistas. O próprio presidente do TSE também foi consultado e apoiou a medida.

 

*Com informações do TSE

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?