Top Cufa retoma a programação. Hoje tem live com Luiz Andreaza

cufa
Sessão de fotos para o concurso de beleza. Foto: Jhon Henrique

A pandemia impôs uma nova realidade e adaptar-se ao novo contexto se tornou primordial. Mostrando que é fundamental levantar a cabeça e sacudir a poeira, o Top Cufa retoma a programação, que foi interrompida em março, neste mês de setembro. O concurso de beleza, as atrações musicais e a Feira de Empreendedorismo agora terão um novo palco: a internet.

O Top Cufa é um evento idealizado pela Central Única das Favelas (Cufa) e realizado pelo Instituto Rosa dos Ventos, com fomento da Secretaria de Turismo do DF e apoio da Secretaria de Justiça.

Stéffanie Oliveira, presidente do Instituto Rosa dos Ventos, destaca que as ações da quarta edição do Top Cufa vão muito além do concurso. “Com poder de resistência em tempos adversos, a favela, mais uma vez, dá as mãos na solidariedade e na reinvenção. Em novos formatos, voltamos potentes com o Top Cufa. Uma construção coletiva que supera um mero concurso de beleza, mostra a força empreendedora e a poderosa estética das quebradas do Distrito Federal. Sobrevivemos, lançamos moda e somos referência de força, união, diversidade e pluralidade”, aponta.

Bruno Kesseler, presidente da Cufa-DF complementa: “os projetos que compõem o Top Cufa nasceram do trabalho que construímos na Central durante todos esses anos, enxergando o potencial produtivo que existe nas periferias. Nosso objetivo é colaborar com o crescimento profissional e cultural das comunidades situadas fora do Plano Piloto. ”

Cufa Empreenda

Luiz Andreaza, diretor da agência Vai Voando, abre a Cufa Empreenda. A live desta terça-feira começa às 19h

As oficinas de empreendedorismo serão transmitidas no Instagram. Nas terças e quintas de setembro, os interessados podem acompanhar as lives a partir das 19h. Hoje (8), o tema será Turismo e Favela com a participação de Luiz Andreaza e Rafael Arraes.

Para Jup do Bairro, cantora atriz e apresentadora, que participa da live sobre Empreendedorismo Digital com o designer e gerente de redes do Instituto, Ramon Lima, o projeto incentiva e apresenta novas possibilidades aos jovens. “Me sinto honrada de participar do Top Cufa, trabalhei com moda durante muito tempo e sempre me questionava sobre os papéis que a indústria reforçava. Um espaço como este serve justamente para estimular jovens a saírem de um lugar solitário e esmorecido devolvendo o bem-estar, o vigor e a dignidade para seus integrantes. Estou muito ansiosa para saber o que esse encontro me reserva”.

A artista independente e autodidata destaca ainda que “entender e enaltecer a beleza que está em nós e ao nosso redor é muito além de empoderar-se, é a possibilidade de romper estigmas do padrão eurocêntrico e mirar no ingresso de corpos possíveis. A Cufa se faz extremamente urgente para a formação e criação de novos imaginários para esses jovens. Somando com esse time, espero conseguir potencializar e inspirar para chegarmos a ainda mais pessoas, e que possamos alimentar novas cabeças com novas alternativas que não o plano de exclusão criado pelo sistema”.

Programação

  •         08 de setembro (terça), às 19h — Live TURISMO E FAVELA, com Luís Andreaza “Vai Voando” e Rafael Arraes (DF)
  •         10 de setembro (quinta), às 19h — Live EMPREENDEDORISMO DIGITAL, com Jup do Bairro (SP) e Ramon Lima (Rosa dos Ventos)
  •         15 de setembro (terça), às 19h — Live O DIREITO DA FAVELA, com Japão Viela 17 e Evenin Ávila (Defensoria Pública)
  •         17 de setembro (quinta), às 19h – Live EMPREENDEDORISMO NA FAVELA, com Arifan Jr. (RJ) e Realleza (DF)
  •         22 de setembro (terça), às 19h — Live JUVENTUDE E MÚSICA, com Thabata Lorena (DF) e Nega Gizza (RJ)
  • 24 de setembro (quinta), às 19h — Live EMPREENDEDORISMO SOCIAL E MODA, com Carol Moupa (RJ) e Lia Maria (Diáspora 009)

Próximas ações

A partir de 6 de outubro, A Feira de Empreendedorismo Online promove a comercialização de produtos locais no site do Top Cufa. As vendas serão promovidas com a realização de lives musicais que acontecem às terças e quintas, às 19h, no canal da Cufa DF, até 15 de outubro.

Prevista para outubro, a grande final será gravada e transmitida pela TV Comunitária, obedecendo aos protocolos de distanciamento, sanitização e limitação do número de participantes do evento (técnica, concorrentes, júri, mestres de cerimônia e artistas).

 

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?