Taxa de abstenção supera nível estimado pelo TSE

Créditos: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Mesmo com a alta da taxa de abstenção, eleição em plena pandemia foi elogiada pelas autoridades

Grande número de pessoas não comparecem as zonas eleitorais para realizar a votação. Em entrevista coletiva no domingo  (29), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, disse que a abstenção dos eleitores no segundo turno das eleições municipais foi maior que o desejável pela Justiça Federal. De acordo com o presidente, o principal motivo para a falta de cidadãos nas urnas foi em decorrência da pandemia da covid-19.

Com o nível de abstenção em 29,50%, equivalente a 11,1 milhões de pessoas, o TSE precisará fazer campanhas mais efetivas nas próximas eleições para atentar a população sobre a importância do voto para a democracia do país.

Na avaliação do presidente, embora a abstenção tenha sido maior que o desejado, a realização das eleições em meio à pandemia, com a participação de 70,50% dos eleitores, merece ser celebrada.

“É um número maior do que nós desejaríamos, mas é preciso ter em conta que nós realizamos eleições em meio à uma pandemia, que já consumiu 170 mil vidas, e que muitas pessoas, com o compreensível temor de comparecem às urnas, deixaram de votar. Muitas por estarem com a doença, muitos por estarem com sintomas e muitas por estarem com medo”, afirmou.

De acordo com o balanço final das eleições, houve 3,89% (1 milhão) de votos brancos e 8.81% (2,3 milhões) de votos nulos.

Invasão Hacker

Durante a coletiva de imprensa, o presidente do TSE também afirmou que não foram registrados ataques bem sucedidos de hackers aos sistemas do TSE no segundo turno. Barroso também elogiou o trabalho da Polícia Federal (PF), que prendeu ontem (28) um suspeito de envolvimento no ataque ao sistema do tribunal durante o primeiro turno.

“Há os que fazem esses ataques para procurar atacar a democracia e o sistema eleitoral, e procurarem tornar as instituições vulneráveis. Todos eles são criminosos, merecem o repúdio das pessoas de bem e merecem a ação da Justiça”, disse.

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?