Superlua rosa vai iluminar o céu na próxima terça-feira

O fenômeno será facilmente visualizado, sem a necessidade do uso equipamentos especiais.

Na próxima terça-feira (7), a partir das 18:20 (horário de Brasília), a Superlua mais brilhante do ano deve ser visualizada nos céus. Trata-se da “Super Pink Moon”, ou Super lua rosa, em tradução livre.

flor Creeping Phlox
Flores “Creeping Phlox”. Foto Patrick Standish/flickr

Apesar do nome, a lua não ficará na cor rosa, a denominação do fenômeno foi dada por conta de flores silvestres chamadas “Creeping Phlox”, que florescem no início da primavera do hemisfério norte. A lua cheia do mês de abril corresponde ao período de floração dessa espécie e, por isso, ganhou o apelido, dada a cor da flor.

O nosso satélite natural deverá surgir no céu com uma tonalidade alaranjada em seu ponto mais baixo, ficando mais brilhante com o passar do tempo, conforme atinge maior altitude. No próximo dia 7/4, basta olhar para o leste a partir das 18h20min para vê-la.

O que acontece?

O fenômeno se dá quando a Lua fica exatamente no lado oposto da Terra em relação ao Sol.  Por causa da localização do astro, que estará em seu ponto mais próximo à Terra em época de lua cheia, vai ser possível ver a lua maior e mais brilhante que o comum. Ela é a primeira lua cheia da primavera no hemisfério norte, e a primeira do outono, no hemisfério sul.

Em tempos de quarentena, observar o evento pode ser um programa interessante para ser feito com familiares ou até sozinho, já que estaremos todos juntos olhando para o mesmo céu. Para os admiradores da astronomia, o Portal Contexto preparou um calendário astronômico, que contém as datas dos próximos eventos celestes.

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?