fbpx

Série “Sertão em Si” homenageia Guimarães Rosa

guimarães

A programação começa no próximo sábado (26)

O dia 27 de junho marca o 113º aniversário do escritor João Guimarães Rosa. Em celebração à uma de suas mais admiradas obras, “Grande Sertão Veredas”, o canal Cerrado Ecoarte abre no próximo sábado (26) a programação do “Sertão em Si”, uma série de bate-papos culturais, com direito a declamação performática e educação inclusiva com teatro e dança.

A agenda começa com diálogos que promovem o encontro entre artistas e suas obras inspiradas no autor. Participam da programação, Maria Miranda e Almir Paraka, artistas que assinam o projeto “Caminho do Sertão”, uma imersão no universo do escritor Guimarães Rosa, na literatura, na geografia, nos saberes e fazeres dos habitantes dos vales dos rios Urucuia e Carinhanha, no noroeste e norte de Minas Gerais.

No dia 27 de junho, aniversário do escritor, o bate-papo será com Elson Barbosa, guia ambiental que é contador de histórias e declama trechos do livro durante as caminhadas turísticas. Em 2016, ele participou do Caminho do Sertão e também vai compartilhar essa
experiência de encontros com terras, povos e arte.

“Sertão em Si”

O “Sertão em Si” nasceu das experiências construídas no livro “Cerrado Ecoarte”. A publicação foi lançada no ano passado e traz relatos de vivências artísticas no bioma. Os dois projetos são criações da multiartista Thais Kuri, que há mais de 10 anos desenvolve ações culturais que valorizam o bioma Cerrado, suas tradições e comunidades.

“Este é um projeto muito esperado. Sua essência é sensibilizar novos públicos para a poesia de Guimarães Rosa. Sim, naquela prosa do sertão há muito de poesia, há lirismo que emana do olhar filosófico que o autor alimenta. Sua escrita é hermética, e eu diria até mística. Não foi por acaso que o pessoal do Caminho do Sertão relacionou esta epopeia com os dizeres do Tao… Há muito de taoísmo na escrita de Guimarães.”, destaca Thais.

Bate-papos culturais em homenagem a Guimarães Rosa
26/06 – Maria Miranda
27/06 – Elson Guia
03/07 – Almir Paraka
Sempre às 20h, no canal do YouTube Cerrado Ecoarte.

 

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?