fbpx

Sem Barreiras: festival inclusivo e sem preconceitos começa hoje e vai até o dia 13

Festival Sem Barreiras
Foto: Cia de Rodas parao Ar – Alice’s no país adaptado. Foto: divulgação

A segunda edição do festival Sem Barreiras será transmitido online

Mesmo representando 25% da população no país, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as pessoas com deficiência ainda sofrem com a falta de acessibilidade em várias cidades brasileiras e com o preconceito, e nada melhor do que a arte para desconstruir barreiras.

Nesta semana, de 7 a 13 de dezembro, a Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais de Cultura (SMC) e da Pessoa com Deficiência (SMPED), apoio da Biblioteca Mário de Andrade e parceria de várias instituições culturais da cidade, promove a segunda edição do festival: “Sem Barreiras – Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência”.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, neste ano, a programação será totalmente online nas redes sociais da SMPED: Facebook @smpedsp e YouTube @inclusaosp. Após cada apresentação, os artistas participarão de uma live para um bate-papo.

“A segunda edição do Festival Sem Barreiras destaca o trabalho de diversos artistas das mais variadas linguagens, como o samba, o rap, o teatro e a fotografia para dividirem com o público, além de seus talentos, a força da narrativa por um mundo  mais justo e empático, na construção de um campo civilizatório, que é o que todos sonhamos e queremos”, destaca Hugo Possolo, Secretário Municipal de Cultura.

O evento promove o protagonismo da pessoa com deficiência e abre espaço para que artistas com deficiência possam compartilhar a sua arte. Assim, o festival espalha uma mensagem positiva para empoderar este grupo tantas vezes deixado de lado.

“A cultura é a chave que abre portas, muda mentes, conceitos e elimina preconceitos. A criação do Festival Sem Barreiras foi e será, sem dúvida alguma, um agente de transformação na vida de muitas pessoas”, declara Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência e idealizador do projeto.

Ao todo serão 75 espetáculos, espalhados nos mais de 20 parceiros culturais, que se uniram ao Sem Barreiras, para levar programação de qualidade com acessibilidade, outro tema relevante no evento. 

Entre as instituições participantes desta segunda edição estão: Itaú Cultural, SESC, Instituto Moreira Salles, MASP, Casa das Rosas, Japan House, Centro Cultural Coreano no Brasil, Pinacoteca, Museu da Diversidade Sexual, Museu do Futebol e Tom Brasil.

A programação inclui: Exposição, fotografia, teatro, música, dança, literatura, programação infantil, contação de histórias e rodas de conversa.

Veja a programação completa em: https://www.festivalsembarreiras.prefeitura.sp.gov.br/programacao.php

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?