Programa oferece bolsas de mestrado e doutorado a medalhistas da OBMEP

Escola Municipal Orsina da Fonseca Tijuca – Rio de Janeiro – RJ. Foto: Divulgação

Processo seletivo está com inscrições abertas até 11 de agosto

Uma parceria entre o IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) e a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) vai oferecer bolsas de mestrado e doutorado para medalhistas da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). Serão cinco bolsas de mestrado no valor de R$2.100,00, com duração de 24 meses e dez bolsas de doutorado no valor de R$3.100,00 com duração de 48 meses. As inscrições vão até 11 de agosto no portal PICME-Capes.

Para participar do Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME-Capes), os candidatos precisam estar matriculados em cursos de pós-graduação em Matemática em instituições credenciadas pela Capes. Além de medalhistas de ouro, prata ou bronze de qualquer edição da OBMEP, contemplados na OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática) podem se candidatar. Também poderão ser aceitos, à critério da organização, medalhistas de olimpíadas internacionais de matemática.

“A OBMEP e Capes retomam um programa bem-sucedido que foi descontinuado em 2020. No PICME, os medalhistas da OBMEP e da OBM podem solicitar uma bolsa de mestrado em matemática, aprofundando assim sua formação nesta área do conhecimento, com todos os benefícios decorrentes”, afirmou o diretor-adjunto do IMPA e coordenador-geral da OBMEP, Claudio Landim.

De acordo com o edital, lançado nesta segunda-feira (31), podem concorrer apenas alunos regulares dos cursos de pós-graduação que ainda não foram contemplados com outras bolsas. Aqueles que estiverem na graduação concomitantemente a pós-graduação também estão aptos para participar do processo seletivo. Confira o edital.

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?