Interessados ainda podem se alistar até o dia 6 de junho de 2022
Com a finalidade de dar mais uma chance para as pessoas que desejam concorrer a uma das vagas livres para a emissão gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o Programa de Habilitação Social estendeu o prazo de inscrição para o dia 6 de junho. No primeiro momento, a data limite seria na última quarta-feira (25). Já constam mais de 24.752 inscrições. Confira abaixo quem pode participar da ação e quais são as exigências.
Número de vagas e público
O programa atenderá 5 mil pessoas. Desse montante, mil vagas serão preenchidas pelos públicos atendidos pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus): negros, indígenas, pessoas trans, idosos, vítimas de violência e egressos do Sistema Socioeducativo maiores de 18 anos.
Requisitos
Para participar, os candidatos devem comprovar os outros requisitos obrigatórios, como inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) e domicílio no DF há no mínimo dois anos. Outra condição imposta é que o candidato não esteja judicialmente impedido de possuir a CNH e não tenha sofrido, nos últimos 12 meses, penalidades decorrentes de infrações de trânsito de natureza grave ou gravíssima, ou não seja reincidente em infração média.
Como saber se fui selecionado?
Após a conclusão do período de inscrições, a Sejus terá 60 dias para divulgar os selecionados para suas vagas no sistema informatizado do Detran. O resultado final dos candidatos inscritos, selecionados e classificados estará disponível através de uma consulta individualizada, exclusivamente em meio eletrônico, no portal de serviços do Detran, em data e hora a serem comunicados.
Serviços disponíveis
A quantidade de vagas para Habilitação Social observa a proporção para os seguintes serviços:
I – 60% para obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação – CNH A ou B;
II – 10% para adição das categorias A ou B;
III – 10%para alteração para as categorias C, D ou E;
IV – 10% para renovação da CNH;
V – 10% para CNH definitiva.
*Com informações de Agência Brasília