A reunião aconteceu no Gabinete do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes. Foto: Neila Rocha ASCOM MCTI
O ponto alto do encontro foi a sugestão do próprio ministro de criar a “Rede de Mobilidade e Transporte” com a participação dos conselheiros do Instituto
O professor Aurélio Murta apresentou ao ministro os relatórios do eventos organizados pelo Instituto Besc. Foto: Neila Rocha ASCOM MCTI
A presidente do Instituto Besc Jussara Ribeiro convidou o ministro para participar pessoalmente da edição do evento Frotas e Fretes Verdes 2021. Após a apresentação do relatório dos eventos pelo professor Aurélio Murta, Pontes aproveitou o conhecimento e a experiência do grupo presente para saber a opinião dos participantes sobre o futuro da mobilidade urbana, e ainda sugeriu a criação da Rede de Mobilidade e Transporte.
“Aqui no Ministério trabalhamos muito em rede, já temos atuado de forma bem intensa a Rede Vírus MCTI, que nos ajuda muito na formulação de políticas públicas. Podemos pensar na criação de uma rede com a participação de especialistas em mobilidade e logística”, destacou Pontes.
A comitiva foi liderada pela presidente do Instituto, Jussara Ribeiro. Participaram da reunião os conselheiros Antônio Sobral, analista de Relações Institucionais da BR Distribuidora; Aurélio Murta, coordenador do MBA em Logística Empresarial da Universidade Federal Fluminense; Breno Simonini, assessor de Relações Institucionais da VALEC – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.; Fabrizzio Cedraz, presidente do Instituto Surear; José Wellington de Sousa, consultor de Marketing; Júlio Minelli, diretor superintendente da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil – APROBIO; Júlio Nishida, especialista em Regulação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP; Kleyferson Araújo, gerente Nacional de Estratégia de Clientes do Governo da Vice-presidência de Governo da Caixa Econômica Federal; Luiz Fernando Pimenta, especialista em Regulação da Aviação Civil da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC; Murillo Barbosa, vice-almirante, diretor-presidente da Associação de Terminais Portuários Privados – ATP e Rodrigo Vilaça, diretor de Relações Institucionais da FGV Transportes.
Jussara Ribeiro concede entrevista para a Assessoria de Imprensa do MCTI.
Jussara Ribeiro analisou o encontro de forma muito positiva. “Ficamos muito felizes pois percebemos a receptividade do ministro. É a segunda vez que ele nos recebe para apresentarmos os resultados do nosso seminário Frotas & Fretes Verdes. Marcos Pontes sempre nos ouve e está muito aberto às inovações e propostas que trazemos. Somos soldados da ciência e tecnologia”, declarou.
Em 2021 será realizada virtualmente a 10ª edição do evento nos dias 6 e 7 de outubro com transmissão ao vivo, a partir de Belo Horizonte, pelo canal do Instituto Besc no YouTube. O seminário tem a temática de eficiência energética, econômica e ambiental no transporte de cargas e passageiros.
Nele são realizadas análises e apresentadas soluções para o aumento na qualidade e aplicabilidade de opções de mobilidade com maior sustentabilidade, causando o menor impacto ambiental possível.
A edição de 2021 será realizada virtualmente nos dias 10 e 11 de novembro com transmissão ao vivo, a partir de Belo Horizonte, pelo canal do Instituto Besc no YouTube. Trata-se de um seminário de compartilhamento técnico que apresenta o estado atual da infra-estrutura nacional de transporte, logística e energia para incentivar o desenvolvimento de tecnologias, soluções e políticas públicas com vistas a melhorar a integração das regiões brasileiras, para redução das desigualdades internas e aumento da competitividade e participação do Brasil no mercado internacional.
O Instituto Besc de Humanidades e Economia tem por finalidade a promoção do estudo e do conhecimento de todos os núcleos do saber por meio da realização de conferências, estudos, pesquisas e seminários que possibilitem o debate de ideias e a realização de ações em benefício do desenvolvimento humano e da qualidade de vida sustentável no Planeta.
Focado nesses aspectos, o Instituto Besc espera contribuir com a formulação de políticas públicas para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil e, ainda, com as políticas de investimento público-privado que se destinam ao crescimento e inserção de todas as regiões brasileiras no universo do conhecimento, do saber e do bem-estar social.
Com esses propósitos, o Instituto Besc reúne, em torno de interesses comuns, dirigentes de empresas, especialistas de organizações privadas, públicas e não-governamentais, estudantes e estudiosos de problemas nacionais e continentais.
* Texto atualizado em 29/07/21 informando que os eventos serão realizados no módulo online
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.