fbpx

Presidente do Inep, Alexandre Lopes é exonerado do cargo

Créditos: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Até o momento, não foi anunciado quem substituirá Lopes no comando do órgão

Mais uma mudança no Ministério da Educação (MEC). O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, foi exonerado do cargo. A portaria foi publicada pelo governo no Diário Oficial da União de hoje (26).

Não foi divulgado que substituirá o cargo. No início da semana, Lopes chegou a apresentar ao Conselho Nacional de Educação (CNE), o cronograma de trabalho do Inep para 2021.

Por meio de nota, o Inep se pronunciou e disse que “a decisão é administrativa, sendo o cargo de livre nomeação e exoneração da Administração Pública. O ministro Milton Ribeiro, em nome do MEC, agradece o trabalho realizado pelo Alexandre Lopes durante o período que esteve à frente do Inep”.

Ontem (25), o então chefe do instituto enviou uma proposta de atualização da lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), no objetivo de “iniciar um debate em torno do tema” para após, chegar ” a uma minuta de projeto de lei que reúna os consensos em relação a possíveis avanços na legislação”.

Alexandre assumiu a liderança do órgão em 2019. Anteriormente, havia sido diretor legislativo da Casa Civil da Presidência da República (entre janeiro e maio de 2019); subsecretário de Políticas Públicas da Secretaria de Estado da Casa Civil e Relações Institucionais e Sociais do Governo do Distrito Federal (de maio de 2016 a dezembro de 2018) e chefe de gabinete do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, (de abril a maio de 2016).

Bacharel em direito pela Universidade de Brasília (UnB), Lopes é engenheiro químico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O Inep

O Inep é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Sua missão é subsidiar a formulação de políticas educacionais dos diferentes níveis de governo com intuito de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país. Com esse objetivo o Inep atua nas seguintes áreas: Sistema Nacional da Educação Básica (Saeb); Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb); Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e Indicadores Educacionais.

*Com informações da Agência Brasil.

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?