Prazo de inscrições para Encceja 2020 é prorrogado até 25 de janeiro

Créditos: Arquivo/Agência Brasil

Exame concede certificados do ensino fundamental e médio para jovens e adultos que não finalizaram os estudos na idade prevista

Para quem ainda deseja o certificado de conclusão do ensino fundamental e médio, o Ministério da Educação (MEC) anunciou que o prazo para inscrição no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foi prorrogado para a próxima segunda-feira (25). As inscrições são feitas pelo site da prova.

Medida inclui pessoas que pretendem solicitar atendimento especializado e tratamento pelo nome social para a prova. Este público terá até as 23h59 do dia 25. A data das provas para o ensino fundamental e médio está prevista para o dia 25 de abril em todos os estados e no Distrito Federal.

O objetivo do Encceja é disponibilizar o diploma de conclusão do ensino fundamental ou médio para jovens e adultos que não conseguiram obter o documento na idade prevista.

“A participação no Encceja Nacional 2020 é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do ensino médio, na data do exame”, informou o Ministério da Educação.

Provas objetivas e redação

O exame é composto de quatro provas objetivas, de acordo com o nível de ensino que a pessoa optou, fundamental ou médio. São 30 questões de múltipla escolha nas áreas de ciências naturais, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação, física, história e geografia. Os participantes também terão que fazer uma redação.

Ausência e ressarcimento

O edital do exame prevê que o candidato inscrito que não realizar as provas de todas as áreas de conhecimento e quiser participar da edição do ano seguinte deverá justificar a ausência. Se a pessoa não justificar, é obrigada a ressarcir um valor determinado pelo governo federal, conforme as orientações divulgadas no site da inscrição.

*Com informações da Agência Brasil

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?