A final da Champions League de 2022 seria disputada em São Petersburgo, mas com a conflito com a Ucrânia, o Comitê Executivo da Uefa decidiu pela mudança da sede
O Comitê Executivo da UEFA se reuniu nesta sexta-feira (25) para discutir a situação de segurança na Europa devido ao conflito na Ucrânia. A principal decisão foi a mudança da cidade que receberá a próxima final da Champions League 2021/2022.
O jogo estava previsto inicialmente para acontecer em São Petersburgo, na Rússia. No entanto, pelo contexto e contando com o apoio do presidente francÊs Emmanuel Macron, a Uefa decidiu realizar a final em Paris, no Stade de France. A partida está prevista para acontecer no dia 28 de maio.
“Juntamente com o governo francês, a UEFA apoiará totalmente os esforços de várias partes interessadas para garantir o resgate de jogadores de futebol e das suas famílias na Ucrânia, que enfrentam terríveis sofrimentos humanos, destruição e deslocamento.”
Outra decisão do Comitê foi com relação a participação de times russos e ucranianos nas competições europeias. As equipes, neste momento de conflito, serão obrigadas a realizar os jogos em locais neutros até novas indicações.
A UEFA ainda sinaliza que o Comitê poderá se reunir novamente em formato extraordinário sempre que necessário para reavaliar as ações ou para adoção de novas medidas.