
Primeiros veículos já operam em quatro linhas que saem da Rodoviária do Plano Piloto; frota completa terá 90 ônibus e deve beneficiar cerca de 70 mil passageiros por dia
Os primeiros ônibus elétricos do transporte público do Distrito Federal começaram a circular nesta quarta-feira (24). Inicialmente, 12 veículos passam a operar em quatro linhas que partem da Rodoviária do Plano Piloto, marcando o início da transição para uma frota mais sustentável e menos poluente na capital federal.
A operação integra um projeto que prevê a entrada em circulação de 90 ônibus elétricos, entregues ao Governo do Distrito Federal (GDF) em maio. Os veículos foram importados da China pela empresa Piracicabana e devem atender aproximadamente 70 mil passageiros por dia quando toda a frota estiver em funcionamento.
Os primeiros ônibus liberados pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) já passaram pelos processos de licenciamento, vistoria, emplacamento e instalação dos equipamentos necessários para operar no Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal.
Quais linhas recebem os ônibus elétricos?
Nesta primeira fase, os veículos estão circulando nas seguintes linhas:
- 109.3 – Rodoviária do Plano Piloto / Esplanada dos Ministérios / Setor de Autarquias Sul / Pátio Brasil;
- 109.4 – Rodoviária do Plano Piloto / Esplanada dos Ministérios;
- 108.5 – Rodoviária do Plano Piloto / Rodoferroviária, passando pelo Setor Militar Urbano;
- 0.110 – Rodoviária do Plano Piloto / Universidade de Brasília (UnB).
Juntas, essas linhas transportam cerca de 25 mil passageiros diariamente.
Segundo a secretária de Transporte e Mobilidade, Sandra Holanda, os veículos serão incorporados gradualmente à operação até que toda a frota esteja em funcionamento.
Menos poluição e mais conforto
Além da redução da emissão de gases poluentes, os novos ônibus oferecem mais conforto aos usuários.
Os veículos são equipados com ar-condicionado, piso baixo, acessibilidade para pessoas com deficiência e sistema de monitoramento por câmeras. Outra característica é a operação silenciosa, reduzindo a poluição sonora em áreas urbanas.
De acordo com a Semob-DF, a entrada em operação dos 90 ônibus permitirá uma redução de aproximadamente 615 toneladas de dióxido de carbono (CO₂) por mês. O impacto ambiental equivale ao plantio de mais de 120 mil árvores por ano.
DF avança na mobilidade sustentável
A ampliação da frota elétrica faz parte da estratégia do Governo do Distrito Federal para modernizar o transporte público e reduzir a dependência de combustíveis fósseis.
Segundo Sandra Holanda, a iniciativa contribui para fortalecer as políticas de sustentabilidade e governança adotadas pelo DF.
“A eletrificação da frota permite que o Distrito Federal avance na agenda ambiental, social e de governança, fortalecendo o compromisso com a descarbonização, a mobilidade inclusiva e a inovação”, afirmou.
A expectativa é que os demais veículos sejam liberados gradualmente nos próximos meses, ampliando a presença dos ônibus elétricos em outras regiões do Distrito Federal.




















