ONG ‘Doutores da Amazônia’ promove lançamento de livro em Brasília

Caio Machado em aldeia no Xingu. Foto: Cassandra Cury

Sessão de autógrafos será realizada no dia primeiro de novembro no Shopping Conjunto nacional SDN, CNB, ASA Norte, em Brasília, a partir das 18h

A AUANA Editora e a ONG Doutores da Amazônia anunciaram o lançamento do livro na Capital Federal. Com a presença confirmada dos três autores: Ana Augusta Rocha, jornalista que escreveu o livro a partir das histórias de Caio Machado, ativista e fundador da ONG Doutores da Amazônia, e a fotógrafa Cassandra Cury. A obra será lançada em um evento público com sessão de autógrafos em Brasília.

O livro narra a jornada de mobilizações e busca incansável por justiça social do dentista, ativista e diretor da ONG Doutores da Amazônia, Caio Machado. Em 160 páginas do livro Levante e Lute, a obra destaca a trajetória do ativista pela saúde de povos da floresta de renome internacional, que encontrou seu propósito de vida na Amazônia.

Ao longo de dez anos, a ONG Doutores da Amazônia realizou mais de 60 missões, ultrapassando 500 voluntários envolvidos em atendimentos para mais de 60 povos da Amazônia, com tecnologia médica a territórios isolados. “Nossa meta era levar o melhor padrão de atendimento de saúde a quem quase não tinha acesso. Nos movemos pela crença do ‘não deixe para depois. Levante e lute!'”, conta Caio Machado.

O título do livro foi inspirado na história do surgimento da ONG desde 2015. Escrita por Caio Machado, em parceria com a jornalista Ana Augusta Rocha e fotografias de Cassandra Cury, a publicação traça um panorama do trabalho dos profissionais de saúde e celebra o encontro entre diferentes culturas, que integram seus saberes em nome do bem comum.

A história de fundação da ONG se mescla à vida de Caio, que no auge da juventude, enfrentou uma jornada solitária. Aos 26 anos, o jovem havia abandonado os estudos e não tinha perspectivas. “Até então, eu só havia conseguido terminar o ginásio e ostentava um currículo extenso em confusões e perdas de tempo”, relata. Foi quando recebeu um chamado que foi o chacoalhão que mudaria sua vida. “Acordei e ainda nem era dia. A vida passava como um filme pela minha cabeça. ‘Levante, levante’, uma voz me disse. Bastou um chamado e um despertar espiritual para eu ter forças e mudar”.

Em seis meses, Caio estava formado no Ensino Médio e já prestando vestibular. Escolheu seguir os passos do pai, um cirurgião-dentista renomado. No curso de Odontologia, logo foi chamado para atuar em um projeto de atendimento a comunidades da Amazônia, na região do Baixo Madeira, Rondônia. Seria a primeira vez que aquele rapaz cosmopolita, nascido e criado em São Paulo, iria vivenciar o Brasil profundo.

“Eu entendi, naquela viagem, a potência da floresta — ao longo dos dias, a paisagem entrava em mim e as pessoas me tocavam profundamente com sua simplicidade. Gestos singelos, olhares sinceros: humanidade”.

Serviço: Lançamento do Livro “Levante e lute, a história dos Doutores da Amazônia”
Data: 01 de novembro em Brasília, das 18h às 22h
Local: Shopping Conjunto Nacional SDN, CNB, ASA Norte – Brasília / DF

Mais informações podem ser encontradas no site do projeto.

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?