O que a Felicidade tem a ver com Saúde Mental? [Contexto Livre]

Bom, eu diria que muitaaaasss coisas! Claro, não estamos falando da felicidade obrigatória e que precisa de postagens pra existir! Nem da euforia, após atendermos nossos desejos. Falamos de um estado, com significado existencial.

Felicidade é um estado de contentamento e bem estar SUBJETIVO, combinado à sensação de que a própria vida tem sentido e vale a pena. Este estado vem das nossas experiências diárias e segundo a ciência, 40% da nossa FELICIDADE é fruto das intenções, ou seja, das nossas escolhas (Lyubomirky, 2008). E para que eu consiga gerar esse estado eu preciso me colocar a disposição para ver o mundo com uma mente de possibilidades e fazer escolhas mais conscientes. Eu preciso desenvolver a crença de que sou capaz de interferir na minha vida e não ser levado pelos outros.

Vale lembrar que o conceito de saúde, para Organização Mundial da Saúde – OMS é o completo estado de bem estar físico, mental e social. Elas são interdependentes e uma caba afetando a outra, como o que está ocorrendo agora. Não estamos em estado de bem estar social e isso tem afetado nosso estado mental.

Saúde mental é considerar o bem estar nos elementos cognitivos e emocionais. Bem estar é um estado de satisfação, que demanda equilíbrio, segurança, conforto e tranquilidade. Mente a um estado da consciência que possibilita a minha expressão da natureza humana. Ou seja, à medida que desenvolvo consciência do meu estado mental tenho condições de me expressar de outra forma, mais atenta ao que contempla meu significado de existência e me gera mais força diante das experiências que a vida impõe. Para que tenhamos escolhas mais conscientes, é necessária compreensão das minhas emoções, aprender a gerir elas e entender que todas as escolhas que eu fizer, geram um impacto na minha vida.

Ahhh Suliane…mas eu não escolho tudo que acontece na minha vida?

Não, mas você escolhe a forma que vai encarar o que aconteceu contigo. Escolhe o que representa pra você e o grau de importância que dará a elas. Logo, essas escolhas vão te levar pra um lugar ou ao outro. Aqui cabe bem uma frase, nada clichê, do filósofo SATRE. “Não importa o que fizeram com você. O que importa é o que você faz com aquilo que fizeram com você.”

Mesmo assim, a OMS diz que Saúde mental é determinada por uma série de fatores socioeconômicos, biológicos e ambientais. Então, só terei saúde mental se tiver grana, for saudável e viver no meio de ar puro. Sabemos que não meu jovem!

Mas o que a felicidade tem a ver com saúde mental? Uma pessoa que escolhe a felicidade como um projeto de vida, tem uma disposição diferente para o mundo. Ou seja, eu opto por uma vida com mais felicidade, mais emoções positivas, fazendo escolhas conscientes, saindo da minha zona de conforto para agir frente a escolhas conscientes, que me despertem essa experiência de contentamento.

Ahh mas sair da zona de conforto é chato? O que isso tem de felicidade?

Bora lá meu jovem! Vou bater uma real. – Ninguém é FELIZ o tempo todo. Vão ter momentos desafiadores, para que você tenha mais estados de satisfação. Esse é o objetivo. Correr 1000m dói no começo, mas depois vai ficando confortável!

A busca pela felicidade, que a ciência propõe, não é busca pela euforia, fruto de prazeres e desejos atendidos. Não é uma felicidade obrigatória, que me escraviza a comportamentos.

As doenças mentais são multifatoriais. No entanto, esse excesso de distúrbios que temos presenciado, muitas vezes vem pela falta de percepção de um estado apático e infeliz, que atualmente as pessoas entendem que é normal. NÃO É NORMAL VIVER INFELIZ E SEM VONTADE DE SAIR DA CAMA. VOCÊ NÃO ESTÁ NO MUNDO PRA ISSO.

Por isso, a escolha de ser mais Feliz é um movimento para aumentar sua saúde mental. Mas não adianta apenas desenvolver o desejo de ser mais Feliz, é preciso ação.

Bora ser mais Feliz? Pra começar, para e pensa no que te faz  Feliz?

Suliane Beatriz Rauber
Quem eu sou? 
Um “Ser Humano”.
Quem eu quero ser? 
Fator de soma na vida das pessoas.
 
Contexto Livre é uma coluna rotativa, de assuntos diversos escrita por pessoas bacanas que tenham algo legal e inspirador pra compartilhar.
Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?