Músicos celebram a volta dos shows em bares e restaurantes do DF

músicos
Foto: Pianista e produtor cultural do restaurante Dolce Far Niente, Mauro Souza. Divulgação

O decreto de hoje do governador Ibaneis Rocha foi recebido com surpresa por artistas e pelos donos de bares e restaurantes do Distrito Federal. A partir de hoje, os shows com música ao vivo estão liberados para acontecer. De acordo com a norma, os estabelecimentos precisam seguir observando os protocolos de segurança e evitar aglomeração nos locais.

Como a decisão do governador não era esperada, muitos estabelecimentos e artistas ainda não têm uma programação cultural fechada, o que deve acontecer nos próximos dias.

Pianista e produtor cultural do restaurante Dolce Far Niente, Mauro Souza, comemora a decisão do governador, afinal muitos profissionais perderam renda durante a pandemia. “Foram mais de 180 dias que toda uma categoria de profissionais se viu impedido de exercer suas atividades. Sabemos que no Distrito Federal há mais de 7 mil músicos, e a grande maioria destes atuam em bares, restaurantes e praças de alimentação de shoppings. Muitos desses profissionais não conseguiram obter auxílio emergencial do governo, seja pelo auxílio amplo ou então por meio da Lei Aldir Blanc.”

Souza ainda destaca que, neste primeiro momento, existe uma insegurança, “alguns músicos ainda não se sentem à vontade para retornar suas atividades, mesmo com os estabelecimentos tomando os devidos cuidados e proporcionando um ambiente seguro a todos. Mas para alguns profissionais, que até já estavam vendendo instrumentos para sobreviver, esse decreto veio numa boa hora. Vamos lá, hora de trabalhar!”

Para a dupla Ricco e Rony, o decreto “foi como ganhar na mega sena”. Os cantores celebram a liberação, pois muitos profissionais perderam a única fonte de renda. O novo normal será com distanciamento entre os músicos no palco, higienização do microfone e outros equipamentos e claro, nada de abraços após as apresentações.

Eles ainda destacam que “o ser humano tem uma qualidade muito grande que é a de se reinventar, nesse início vai ser complicado pois estamos acostumados com o calor humano, a energia o toque e a proximidade entre artista e público. Mas as pessoas precisam voltar a viver, precisam de um pouco de entretenimento em meio a tanta notícia ruim que o ano de 2020 vem trazendo e essa missão de levar alegria e descontração fica por nossa parte. Estamos ansiosos e sedentos por voltar a trabalhar”.

Programação confirmada

Até então, o Dolce Far Niente confirmou a apresentação de duas atrações e promete divulgar a agenda completa em breve.

Nesta segunda (14/9), em Águas Claras, a cantora Talíz Cecílio faz show acompanhada da pianista Emanuelle Andrade, em apresentação repleta de clássicos de pop, MPB e jazz. No Sudoeste, o Duo Essenziale, formado pelo pianista Mauro Souza e o violinista Igor Macarini, faz show com destaques de jazz, MPB, bossa nova e pop.

As apresentações serão a partir das 20h, até às 23h, com couvert de R$ 12.

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?