Montadas para dar acolhimento a pessoas com suspeita de dengue, as tendas completaram um mês de funcionamento nesta semana. Já foram realizados 37.162 atendimentos. Os espaços são direcionados a usuários com sintomas da doença, com a intenção de reduzir complicações e óbitos.
As tendas representam mais de 27% do total de atendimentos da rede público, por semana, são atendidas, em média, 9 mil pessoas. As estruturas estão montadas em Samambaia, São Sebastião, Ceilândia, no Sol Nascente, em Brazlândia, na Estrutural, no Recanto das Emas, em Santa Maria e em Sobradinho.
Ainda nessa semana ocorreu o encontro do Conselho de Saúde do Distrito Federal (CSDF). Presente na reunião, a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, destacou o que vem sendo feito para combater o mosquito da dengue. “Não houve e não há passividade. Um mosquito que se apresentou de uma forma em outubro de 2023 e de outra maneira em janeiro de 2024 fez a gente lançar mão de todas as medidas possíveis”, assegurou a secretária.
O secretário de Vigilância Sanitária, Fabiano dos Anjos, também presente na reunião, alertou para a gravidade da doença e destacou a imporância da vacinação, que no momento está sendo direcionada para a faixa etária de 10 a 11 anos. A imunização tem um papel fundamental. Nos preocupa a cobertura de 27,3% do público elegível ao imunizante”, detalhou.
*Com informações da Agência Brasília