Mais de 1 milhão de pessoas com vacina da covid-19 atrasada

DF, covid, vacina
Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde

O atraso é referente a dose de reforço contra a covid-19. A campanha de vacinação segue nos postos de saúde

O índice de transmissão do vírus causador da Covid-19 vem se mantendo abaixo de 1 no Distrito Federal, o indicador revela o recuo da doença, no entanto, para o controle da doença, a testagem e a vacinação são duas estratégias fundamentais.

“Considerando que não há novas variantes de covid-19 circulando no Brasil, há baixo número de casos hospitalizados e também de óbitos no Distrito Federal, deve-se destacar e reforçar a importância de manter a caderneta de vacinação contra a covid-19 atualizada”, ressalta o diretor de Vigilância Epidemiológica, Fabiano dos Anjos

Quem estiver com sintomas compatíveis com a covid-19 pode procurar as Unidades Básicas de Saúde do DF, como informa o coordenador da Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal, Fernando Erick Damasceno Moreira, as UBSs têm à disposição testes para pacientes com suspeitas da doença.

Com relação à vacinação, o DF tem hoje mais de um milhão de moradores com a vacina contra a covid-19 atrasada. De acordo com a Secretária de Saúde, a principal ausência é para a dose de reforço, e destaca que mais de 89% da população acima dos três anos já iniciou o esquema vacinal, 84% receberam a segunda dose ou dose única e apenas 54% receberam a dose de reforço.

“A vacinação é a mais importante defesa que temos contra a covid-19 e há a indicação de reforço para todas as pessoas com mais de 12 anos, além de um segundo reforço para quem tem pelo menos 40 anos”, pontua Fernando Erick Damasceno Moreira.

O DF conta com mais de 90 unidades de saúde que disponibilizam a vacina contra a covid-19. Para consultar locais, dias e horários de funcionamento, basta acessar o link: https://www.saude.df.gov.br/locaisdevacinacao.

*Com informações da Agência Brasília

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?