fbpx

Ligas Europeias descarta ideia de Copa do Mundo bienal

Fifa tem a intenção de criar um novo calendário do futebol mundial até o fim de 2024

Gianni Infantino, presidente da Fifa, fifa, eliminatórias
Gianni Infantino, presidente da Fifa, pretende alterar o calendário do futebol masculino até o final de 2024 – Foto: Reuters/Yves Herman

As Ligas Europeias, a entidade que representa as competições de clube profissionais do continente, rejeita firme e unanimemente as propostas de realização da Copa do Mundo da Fifa de dois em dois anos. 

A organização é a mais recente de vários participantes do esporte, como a Uefa, a expressar preocupações com os planos da Fifa para um Mundial bienal.

“As Ligas trabalharão junto com os outros participantes para impedir que entidades que governam o futebol tomem decisões unilaterais que prejudicarão o futebol doméstico, que é a fundação de nosso setor”, disse a agremiação em um informe nesta quinta-feira (9).

Acompanhando uma sugestão feita pela Federação de Futebol da Arábia Saudita no início deste ano, a Fifa está realizando um estudo para averiguar a possibilidade e entender se é viável levar a ideia para frente.

“Competições novas, competições reformuladas ou competições ampliadas para o futebol de clubes e de seleções em nível continental e/ou global não são soluções para os problemas atuais de nosso esporte em um calendário já congestionado”, acrescentou o comunicado das Ligas Europeias.

Gianni Infantino, presidente da Fifa, afirmou nesta quarta-feira (8) que existem muitos “jogos internacionais insignificantes” e que o atual sistema está prejudicando o esporte. Além disso, o líder da entidade máxima da modalidade em questão disse que até o final de 2024, quando o ciclo atual se encerra, possivelmente será praticado um novo calendário para o futebol masculino.

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?