O lema “Got Milk” voltou com tudo e contou um reforço olímpico. Em um vídeo, no mínimo, inusitado, a nadadora Katie Ledecky atravessou a piscina com um copo de leite na cabeça. Ela não derramou nenhuma gota
Crianças em casa e adultos que não precisam mais ficar presos em congestionamentos. Estes dois acontecimentos estão fazendo que os americanos possam redescobrir velhos hábitos, como beber leite e comer cereal no café da manhã. Com isso, “Got Milk”, o lema dos anos 1990, está na volta nos Estados Unidos e ganhou o reforço olímpico da nadadora Katie Ledecky.
Essa mudança é animadora para a indústria leiteira, que enfrentava prejuízos significativos há décadas. Os consumidores começaram a optar por outras bebidas; sucos, refrigerantes e até as bebidas vegetais, como as de soja. A maior produtora de leite, Dean Foods, no país pediu concordata em novembro passado. Em janeiro deste ano o destino da Borden Dairy foi a falência.
A pandemia do coronavírus mudou este cenário. Em casa, as crianças bem leite e o mais velhos, que puderam trabalhar em casa, fugiram dos congestionamentos, ganharam mais tempo e podem desfrutar de um tradicional café da manhã: a tigela de cereal com leite está de volta. Ainda tem aqueles que se aventuram na cozinha e muitas receitas precisam da bebida, assim, o consumo teve um aumento considerável.
De acordo com a Nielsen, de janeiro deste ano a 18 de julho, as vendas no varejo de leite nos EUA subiram 8,3%, representando US$ 6,4 milhões. Em 2019, no mesmo período, as vendas tiveram queda de 2,3%.
“Got Milk?” versão atualizada e divertida
Em uma tradução livre pode-se entender como bebeu? Mas é impossível, para quem viveu os anos 1990 no Brasil, ouvir Got Milk e não se lembrar da campanha publicitária da Parmalat. Os bichinhos fizeram muito sucesso, e a última frase no vídeo do anúncio era… Alguém lembra?
A campanha original nos Estados Unidos do Got Milk estreou em 1994. A campanha teve como marca fotos de celebridades com bigodes de leite. 26 anos depois, as mídias evoluíram e imagens de famosos podem não ter o mesmo impacto.
Saem as fotos entra hashtag #gotmilkchallenge que convida pessoas comuns a postar vídeos divertidos e inusitados na internet. E se a rede ideal para isto é o TikTok, a rede social chinesa que já tem hoje mais de 800 milhões de usuários ativos e está tirando o sono de Donald Trump.
Deixando a política para um outro momento, o desafio do leite no TikTok já tem uma campeã. A medalhista olímpica Katie Ledecky fez algo realmente inusitado. Ela atravessou uma piscina de 50 metros com um copo de leite com chocolate na cabeça. A travessia foi um sucesso, a atleta não derramou uma gota sequer e no fim, comemorou bebendo leite.
O vídeo da nadadora teve mais de 361 mil curtidas e mais de 2700 comentários. E ela já tem concorrência. O veterano de 70 anos, Mark Spitz, vencedor de sete medalhas nos Jogos de Munique de 1972, topou o desafio e atravessou uma piscina com o copo na cabeça.
Veja a nadadora: https://twitter.com/katieledecky/status/1290347483357261829
A hashtag #gotmilkchallenge tem mais de 2,6 bilhões de visualizações. E aí, bebeu?