A joia do River Plate desbancou Gabigol e Gustavo Gómez. Veja abaixo o time ideal desta temporada
Como já é de costume, o jornal El País fez a sua eleição do Rei da América e do time ideal da última temporada da Copa Libertadores da América e trouxe a público. Antes de mais nada, vale lembrar que ela não tem nenhuma correlação com a premiação feita pela Conmebol para eleger e condecorar os melhores jogadores do torneio.
Feita a ressalva, podemos entrar nos detalhes da eleição do jornal uruguaio. Nesta temporada, o pódio para o título de “Rei da América” foi formado,respectivamente, por: Julián Álvarez, do River Plate, Gabigol, do Flamengo, e Gustavo Gómez, do Palmeiras. A decisão foi tomada pelos votos dos jornalistas do veículo.
Álvarez, atacante de 21 anos revelado pelo próprio River, marcou 29 gols em 67 jogos com a camisa do clube na temporada e atuou cinco vezes pela seleção argentina, sempre saindo do banco de reservas – o atleta estava presente no elenco que conquistou a última Copa América. Ele venceu com 28% dos votos, apenas sete a mais que Gabigol, o segundo colocado.
Se na premiação do El País para melhor jogador do torneio foi diferente da Conmebol, a escolha do time ideal foi semelhante. A hegemonia dos três representantes brasileiros (Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG) foi mantida. A novidade ficou por conta justamente de Julián Álvarez e de Junior Alonso, já que as formações para a escalação foram distintas – um na 3-4-3 e outro na 4-3-3. Confira abaixo os 11 ideais da última edição da Libertadores
Time ideal da temporada: Weverton (Palmeiras); Byron Castillo (Barcelona-EQU), Gustavo Gómez (Palmeiras), Junior Alonso (Atlético-MG) e Guilherme Arana (Atlético-MG); Willian Arão (Flamengo), Raphael Veiga (Palmeiras) e Arrascaeta (Flamengo); Julián Álvarez (River Plate), Hulk (Atlético-MG) e Gabigol (Flamengo). Téc.: Abel Ferreira (Palmeiras)
Argentinos de volta
Um jogador argentino voltou a conquistar o prêmio “Rei da América” após duas temporadas com brasileiros no trono. Gabigol venceu em 2019, e Marinho ficou com o prêmio em 2020. Álvarez é o oitavo jogador a ser eleito vestindo a camisa do River, clube que teve mais representantes no topo, como: Francescoli, Alzamendi, Salas, Saviola, Teófilo Gutiérrez, Carlos Sánchez e Pity Martínez.