Instituto Besc realiza debate sobre boas práticas de eficiência energética e sustentabilidade

instituto
Imagem: Reprodução/YouTube

O debate aconteceu na 35ª ASPEN e reuniu representantes representantes da Vibra Energia, Ipiranga e Renault 

Com o intuito de discutir bons exemplos de práticas ambientais, sociais e de governança no mercado de energia, o Instituto Besc escolheu para a 35ª ASPEN (Assembleia Permanente pela Eficiência Nacional) o tema: “Boas Práticas de Eficiência Energética e Sustentabilidade”. A reunião virtual teve participação de representantes das empresas Vibra Energia, Ipiranga e Renault e pode ser vista na íntegra no canal do YouTube do instituto.

Atualmente, as grandes organizações em todo mundo estão buscando implementar ações para se enquadrar no ESG, o termo refere-se a adoção de melhores práticas ambientais, sociais e de governança. 

Ainda no contexto atual, o acréscimo na demanda por energia, ocasionado pelas mudanças de hábito da sociedade, pelo aumento do consumo de bens e serviços e o desenvolvimento tecnológico, tem aumentado a necessidade de disponibilização de mais energia e, consequentemente, maiores responsabilidades acerca das questões ambientais e a busca pela eficiência energética.

O consumo de energia pelas empresas está ligado diretamente à competitividade dos negócios, uma vez que sempre se busca a melhoria do desempenho por meio da otimização do uso dos recursos. Portanto, o objetivo é produzir mais gastando menos, ou seja, alcançar a eficiência energética produtiva, promovendo a sustentabilidade ambiental.

35ª ASPEN

A 35ª ASPEN evidenciou como as boas práticas têm ganhado destaque na sociedade e as empresas responsáveis com o meio ambiente, a sociedade e a própria gestão são cada vez mais valorizadas.  O conteúdo pode ser visto na íntegra no canal do YouTube do instituto.

A reunião virtual promovida pelo Instituto Besc contou com a presença da presidente do instituto, Jussara Ribeiro; e também com os palestrantes: Aurélio de Souza, gerente sênior de Planejamento Logístico da Vibra Energia; Caique Ferreira, diretor de comunicação da LATAM Renault e VP do Instituto Renault e Ricardo França, coordenador Técnico de Combustíveis da Ipiranga.

Coordenador técnico de Combustíveis da Ipiranga, Ricardo França, pontuou que a empresa vive um momento de transição energética e mencionou os desafios do segmento nessa transformação. “Quando falamos de combustíveis, é importante ter em mente que falamos de energia. Trabalhamos no sentido de trazer eficiência energética mesmo para combustíveis fósseis, com menos energia e insumos para atender mais e melhor as demandas da população. Esse é o nosso foco no desenvolvimento de produto”, disse. 

Durante a reunião, França ainda aproveitou para destacar que é preciso inovar nos combustíveis fósseis visando a redução de consumos e emissões com a filosofia de “rodar mais com menos”. Ele ainda apresentou os combustíveis aditivados da companhia, como o DT Clean, criado para garantir a economia de combustíveis, com economia de 4% comprovada em testes; o Octapro, gasolina de alta octanagem e o Diesel S10 Rendmax, que traz economia para o motor de 3%, comprovada pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT). 

O compromisso com a sustentabilidade foi um dos destaques da fala de Aurélio de Souza, representante da Vibra Energia e gerente sênior de Planejamento Logístico. “Temos uma agenda focada nesse propósito. Nossa estratégia é um futuro baseado na economia de baixo carbono e seguindo este direcionador atuamos em três frentes: eficiência operacional, com redução da intensidade das emissões por meio da melhoria contínua das atividades; energias alternativas, para desenvolver negócios com energias limpas, de alto valor, incluindo energias de transição; e cadeia de valor, criando parcerias para oferecer soluções amigáveis para o meio ambiente”, comentou.

O gerente sênior apresentou várias iniciativas da Vibra Energia. Entre elas, um projeto de compra de energia de fonte 100% renovável, adquirida no mercado livre de energia, para suprir a sede e cinco unidades operacionais da empresa, com migração prevista para os próximos anos de mais 25 unidades operacionais. 

Caíque Ferreira, diretor de Comunicação LATAM da Renault e vice-presidente do Instituto Renault, trouxe uma análise sobre como o ESG está integrado na cultura e na estratégia de negócios da empresa francesa, que tem sede em São José dos Pinhais (PR). 

“Temos uma estratégia mundial, mas, claro, com foco local. Um dos destaques da Renault na área de meio ambiente é que a nossa fábrica é considerada aterro zero desde 2016, ou seja, todos os resíduos industriais são corretamente destinados para serem reciclados ou reutilizados. Em 2019 foram mais de 70 mil toneladas de materiais diversos foram destinados corretamente para reaproveitamento”, pontuou Caique Ferreira.

O diretor também falou sobre o pioneirismo da Renault com veículos elétricos e mostrou os projetos de mobilidade da companhia no Brasil. Na área social, o diretor destacou as ações do Instituto Renault, que com suas iniciativas já beneficiou 800 mil pessoas. Na área de governança, a Renault estabeleceu o Código de Ética e Guia de Prevenção à Corrupção, elaborados para contemplar as melhores práticas do mercado e regulamentações vigentes.

Sobre o Instituto Besc

O Instituto tem como propósito promover o estudo e o conhecimento de todos os núcleos do saber por meio de seminários, conferências, estudos e pesquisas que possibilitem o debate de ideias, a troca de experiências e a realização de ações para o desenvolvimento econômico e humano do brasileiro, para uma vida sustentável no Planeta.

Focado nos aspectos econômicos e humanos, o Instituto Besc reúne dirigentes, especialistas de organizações privadas, públicas e não-governamentais, estudantes e estudiosos de problemas nacionais e continentais. Juntos, eles discutem temas que beneficiam e interessam os brasileiros, buscando a integração de todas as regiões do Brasil para o bem-estar e a prosperidade de sua população.

Sigam o Instituto Besc nas redes sociais e não perca os próximos eventos:

Instagram, LinkedIn, Facebook, Twitter, Youtube, Site.

Curtam a página da ASPEN – Assembleia Permanente pela Eficiência Nacional clicando aqui.

 

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?