fbpx

Gestantes: Ministério da Saúde faz nova recomendação sobre vacina contra covid-19

gestantes
Grávida recebe a primeira dose da vacina Pfizer. Foto: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

SP e RJ já voltaram a imunizar gestantes e puérperas, mas com doses da Pfizer e Butantan

Depois da recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a suspender o uso vacina Astrazeneca/Oxford/Fiocruz em gestantes e puérperas, nesta quarta-feira (19), o Plano Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde traz nova recomendação com relação a esse grupo.

De acordo com o PNI, as grávidas e puérperas, incluindo as sem fatores de risco adicionais, que tomaram a primeira dose da vacina Astrazeneca/Oxford/Fiocruz devem a aguardar o fim da gestação e o fim do período puerpério, que são 45 dias após o parto, para completar o esquema vacinal com o mesmo imunizante.

Segundo o Ministério da Saúde, até o dia 10 de maio, mais de 15 mil grávidas foram vacinadas com a Astrazeneca/Oxford/Fiocruz no país. Foi registrado no Rio de Janeiro um evento adverso grave que possivelmente tem relação com a vacina.

Assim, gestantes e puérperas que receberam a vacina Astrazeneca/Oxford/Fiocruz precisam buscar atendimento médico imediato caso apresentem, nos 4 a 28 dias seguintes a vacinação, algum dos sintomas a seguir: falta de ar; dor no peito; inchaço na perna; dor abdominal persistente; sintomas neurológicos, como dor de cabeça persistente e de forte intensidade, borrada, dificuldade na fala ou sonolência; ou pequenas manchas avermelhadas na pele além do local em que foi aplicada a vacina.

A pasta reforça a importância da vacinação para esse grupo e a recomendação é que apenas gestantes e puérperas com comorbidades sejam vacinadas contra a covid-19. O grupo pode receber as doses da Pfyzer e do Butantan.

Para as mulheres que pertencem também a outros grupos, por exemplo: uma gestante que atua na saúde, elas podem ser vacinadas desde que passem por uma avaliação de risco e benefício em conjunto com o médico.

 

 

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?