Ministério da Saúde lança nova estratégia de vacinação contra a Covid-19

covid
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Confira as novas recomendações do Ministério da Saúde e busque um posto de saúde para, se necessário, receber a vacina contra a Covid-19

Ano novo, estratégia nova. Já estão valendo as novas orientações do Ministérios da Saúde para a vacinação contra a Covid-19. A pasta recomenda, a partir de 2024, uma dose anual ou semestral para grupos prioritários com cinco anos de idade ou mais e maior risco de desenvolver formas graves da doença, independentemente do número de doses prévias recebidas. 

Neste ano, pessoas fora do grupo prioritário também poderão buscar o posto de saúde para receber a vacina. Essas poderão iniciar ou completar o esquema primário, que consiste em duas doses com intervalo mínimo de quatro semanas entre elas.

Para as crianças, o Ministério da Saúde indica receber a primeira dose aos seis meses de idade, a segunda aos sete meses e a terceira aos nove meses. Assim, todas as crianças de seis meses a menores de cinco anos não vacinadas ou com doses em atraso poderão completar o esquema vacinal.

Lembrando que as crianças que já receberam três doses da vacina não precisam de doses adicionais.

Os grupos prioritários, que englobam pessoas com mais de 60 anos, imunocomprometidas, gestas e puérperas, o intervalo entre as doses será de seis meses. Para os demais grupos, o intervalo deverá ser anual.

O Ministério da Saúde ainda destaca que a medicação nirmatrelvir/ritonavir está disponível no SUS para o tratamento da infecção pelo coronavírus. O antiviral é recomendado apenas para pessoas acima de 65 anos e pacientes imunossuprimidos com mais de 18 anos.

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?