Entre eles o que cria o DF nos Parques, projeto que aprimora o uso público dos parques e Unidades de Conservação
O governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha assinou, na manhã desta quarta-feira (7), no Salão Branco do Palácio do Buriti, uma série de decretos favoráveis à área ambiental do Distrito Federal. A solenidade integra a programação do Instituto Brasília Ambiental de ações pela passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na última segunda-feira (5).
Um dos decretos criou o Programa DF nos Parques, que tem o objetivo de aprimorar e ampliar o uso público dos parques e Unidades de Conservação distritais. “Precisamos das pessoas que utilizam os parques e as Unidades de Conservação envolvidas no cuidado com esses espaços. Mas cuidar com um sentimento de pertencimento, não de exclusividade, e sim com o entendimento que os parques são de todos”, disse o presidente do Instituto, Rôney Nemer.
O presidente destacou ainda que a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente está trazendo tantas ações, que não coube em apenas uma semana e por isso foi organizado quase um mês de atividades. Ele também enfatizou a capacidade técnica do corpo de servidores do Brasília Ambiental. “Tenho aprendido muito com eles”, disse.
O secretário de meio ambiente, Gutemberg Gomes, anunciante dos conteúdos dos decretos na solenidade, ressaltou que o apoio do governador Ibaneis Rocha está sendo fundamental para a inovação na construção e execução das políticas responsáveis para que se tenha um Distrito Federal ambientalmente sustentável.
Ao assinar os decretos, o governador afirmou que o DF tem um órgão ambiental que funciona. “Estão de parabéns os servidores do Ibram e todos àqueles que fazem parte do Sistema de Meio Ambiente do Distrito Federal… Hoje temos uma cidade que tem essa pegada ambiental muito forte… Brasília é uma cidade limpa, uma cidade bonita, elogiada por todos. Recebemos visitas de outros governos para saber, exatamente, como é que conseguimos manter uma cidade tão bela como é Brasília”, disse Ibaneis Rocha.
Decretos – Além do Programa DF nos Parques, foram criados pelos decretos assinados hoje: o Dia de Plantio de Mudas Nativas nos Parques do DF, que será no primeiro domingo de dezembro; o Comitê Gestor Consultivo de Trilhas do DF; e o Sistema de Logística Reversa de embalagens em geral. O governo anunciou ainda a entrega da obra da primeira usina pública de geração de energia limpa (fotovoltaica) instalada no Parque Ecológico Águas Claras.
Para a superintendente de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água (Sucon) do Brasília Ambiental em exercício, Carolina Lepsch, os decretos assinados hoje pelo Governo possuem grande interface com o trabalho realizado nas Unidades de Conservação geridas pelo Instituto. “Simbolizam a vontade do Ibram em trazer a comunidade para perto, incentivando o uso público desses espaços em harmonia com a natureza. Tanto as trilhas ecológicas quanto as atividades de plantio conectam as pessoas com ambiente natural, resgatando e aumentando a sensação de pertencimento. Sendo assim, o Brasília Ambiental irá acompanhar a execução das atividades objeto destes Decretos”, garante.