Fim de semana histórico na Stock Car

stock
Babi Rodrigues comemora com o piloto Felipe Lapenna. Foto: Marcelo Machado de Melo/Stock Car

Única equipe da Stock Car chefiada por uma mulher, Babi Rodrigues, da Hot Car, festejou a vitória com Felipe Lapenna. Ricardo Maurício contou com a estratégia para faturar a Corrida 2

A Stock Car Pro Series teve um domingo (4) marcante e histórico no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, Interior de São Paulo. Pela primeira vez em 43 anos de existência, a principal categoria do automobilismo na América do Sul coroou a vitória de uma equipe chefiada por uma mulher. Comandante da Hot Car Competições, Babi Rodrigues se emocionou com o triunfo alcançado por Felipe Lapenna na Corrida 1. Foi também a primeira vez que o paulista de 36 anos subiu no topo do pódio na categoria. Já a prova complementar teve o tricampeão Ricardo Maurício (Eurofarma-RC) como vencedor após apostar em uma estratégia bem-sucedida.

Em termos de campeonato, Gabriel Casagrande (A.Mattheis/Vogel) segue líder. Depois de oito etapas e 16 corridas disputadas na temporada, o atual campeão soma 222 pontos e tem 19 de vantagem para Daniel Serra (Eurofarma-RC). Matías Rossi (A.Mattheis/Vogel) definitivamente entrou na briga pelo título com os tentos marcados no fim de semana e acumula agora 201.

Emoção no Velocitta

Felipe Lapenna tornou-se o 73º vencedor diferente da história da Stock Car depois de uma Corrida 1 onde prevaleceu o melhor desempenho. O paulista largou em terceiro — atrás de Bruno Baptista e Ricardo Zonta, que recuperaram o lugar na primeira fila após efeito suspensivo concedido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva —, assumiu a segunda colocação na primeira curva e passou a pressionar Baptista. A ultrapassagem decisiva aconteceu na volta 9, no fim da reta dos boxes, após acionamento do push.

Em uma corrida limpa e de grandes embates, Lapenna confirmou o primeiro lugar e venceu pela primeira vez na Stock Car. Foi também o segundo triunfo da Hot Car: o primeiro foi em setembro de 2014, conquistado pelas mãos de Rafa Matos em Santa Cruz do Sul, quando o time era chefiado pelo saudoso Amadeu Rodrigues, pai de Babi.

Bruno Baptista (RCM Motorsport) foi o segundo e Thiago Camilo (Ipiranga Racing) completou o pódio. Allam Khodair (Blau Motorsport) finalizou em quarto e Matías Rossi, o quinto. O argentino foi beneficiado em razão da punição imposta ao compatriota e estreante Julián Santero, que teve acrescidos 5s no tempo de corrida por incidente com Gabriel Casagrande e outros 20s por queima de largada, caindo para 14º.

Lapenna vibrou com o ápice alcançado em sua carreira na Stock Car: “É um dia feliz para a Stock Car e para nós! Falei para a Babi que iríamos buscar essa vitória na pista. Nós demos de tudo para conseguir, e estou muito feliz. A equipe fez um ótimo trabalho em todo o fim de semana, e só tenho de agradecer pelo carro que me deram. Agora é só comemorar, porque é muito difícil vencer aqui. Que dia!”.
Babi Rodrigues dedicou o feito deste domingo ao pai, Amadeu Rodrigues, fundador da Hot Car Competições e falecido em 2020. A chefe de equipe comemorou sua primeira vitória à frente da Hot Car.

“Cada passo que estamos dando na categoria, desde que estou no comando, não é fácil. Nossa concorrência é de um brilhantismo e de muito profissionalismo. Decidi colocar minha assinatura e dar passos curtos, porém firmes rumo a bons resultados. Nada é por acaso, não é sorte, e nós estamos ocupando nosso espaço que sempre nos foi de direito. Tenho profissionais incríveis que estão unidos na mesma causa. O Felipe está de parabéns. Ele está na categoria há muitos anos, aprendendo e absorvendo cada passo, e agora chegou nossa hora! A melhor forma de homenagear meu pai é colocar esses carros na pista e dando muito orgulho para ele. Tenho certeza que ele está vibrando muito lá no céu”.

Vitória estratégica

Ricardo Maurício (Eurofarma-RC) superou uma quebra no motor nos treinos para fechar o fim de semana no topo do pódio. Para chegar lá, o tricampeão optou por traçar uma estratégia pensada para a Corrida 2. Maurício largou na prova complementar em 19º e escalou o pelotão, aproveitando a janela de pit-stop para fazer uma parada mais curta e voltar à pista em segundo lugar, logo atrás do estreante Julián Santero.

Foi uma corrida de grandes batalhas, como entre Pedro Cardoso (Crown II) e Rubens Barrichello (Full Time Sports) em uma disputa roda a roda na Curva da Caipirinha e um three-wide que teve lado a lado Matías Rossi (A.Mattheis/Vogel), Nelsinho Piquet (Motul TMG Racing) e novamente Cardoso.

Santero liderou até a volta 18, quando Ricardinho fez a ultrapassagem no fim da reta. O argentino não desistiu fácil e lutou até quando foi superado de forma definitiva pelo tricampeão, que rumou para a 32ª vitória na Stock Car. Santero subiu ao pódio, mas foi punido em 20s por também ter queimado a largada na Corrida 2, caindo de segundo para nono. Assim, Ricardo Zonta (RCM Motorsport) foi declarado 2º colocado, enquanto Gaetano di Mauro (KTF Sports) foi o terceiro, seguido por Átila Abreu (Shell V-Power) e Rubens Barrichello.

“É um resultado importante não só para mim, mas para toda a equipe. Todo piloto enfrenta fases ruins, infelizmente, mas enfrentamos tudo de cabeça erguida e trabalhando em conjunto para esses momentos, quando tudo está pronto para termos um bom resultado. Tivemos a cabeça fria para fazer uma boa estratégia, se posicionar bem na pista e terminar no topo do pódio”, declarou Ricardinho, que encerrou um período de dificuldades para alcançar a segunda vitória na temporada.

A nona etapa da temporada 2022 da Stock Car está marcada para 25 de setembro e terá lugar no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, no Interior do Rio Grande do Sul.

Stock Car Pro Series, temporada 2022
8ª etapa, Velocitta, Corrida 1 – 10 primeiros

1º – Felipe Lapenna (Hot Car Competições/Chevrolet Cruze), 20 voltas, 31min48s195
2º – Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 2s558
3º – Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 5s994
4º – Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 7s828
5º – Matías Rossi (A.Mattheis-Vogel/Toyota Corolla), a 9s211
6º – Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 9s546
7º – Pedro Cardoso (Crown II Racing/Chevrolet Cruze), a 11s758
8º – Rubens Barrichello  (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 11s836
9º – Gabriel Casagrande (A.Mattheis-Vogel/Chevrolet Cruze)}, a 12s823
10º – Diego Nunes (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 14s073

Não completou
Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 9 voltas

Corrida 2 – 10 primeiros
1º – Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 20 voltas, 32min03s788
2º – Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 7s525
3º – Gaetano Di Mauro  (KTF Sports/Chevrolet Cruze), a 8s138
4º – Átila Abreu (Shell V-Power/Chevrolet Cruze), a 13s525
5º – Rubens Barrichello  (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 17s340
6º – Nelsinho Piquet (Motul TMG Racing/Toyota Corolla), a 18s543
7º – Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 20s616
8º – Matías Rossi (A.Mattheis-Vogel/Toyota Corolla), a 22s976
9º – Julián Santero (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 24s190
10º – Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), a 26s539

Não completaram
Cacá Bueno (Crown Racing/Chevrolet Cruze), a 7 voltas
Tuca Antoniazi (Hot Car Competições/Chevrolet Cruze), a 7 voltas
César Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 10 voltas
Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 12 voltas
Felipe Baptista (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 14 voltas
Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), a 19 voltas
Sergio Jimenez (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), a 19 voltas
Felipe Lapenna (Hot Car Competições/Chevrolet Cruze), a 19 voltas
Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Toyota Corolla), não largou

Classificação do campeonato após oito etapas (16 corridas):
1º – Gabriel Casagrande, 222 pontos
2º – Daniel Serra, 203
3º – Matías Rossi, 201
4º – Rubens Barrichello, 189
5º – Bruno Baptista, 175
6º – Gaetano Di Mauro, 168
7º – Ricardo Zonta, 162
8º – Thiago Camilo, 162
9º – Nelson Piquet Jr., 148
10º – César Ramos, 140

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?