Edital para selecionar a organização para a realização do evento tem inscrições abertas até o dia 21 de agosto.
A Secretaria de Cultura do DF publicou nesta quarta-feira (22) o edital de chamamento público que visa selecionar a organização para a realização do 53º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB), previsto para ocorrer no final do ano, em formato híbrido.
Em respeito às normas de segurança sanitária necessárias para o enfrentamento da pandemia da Covid-19, o festival terá um caráter híbrido, que abrange apresentações de filmes em cinemas drive-in do Plano Piloto e em regiões administrativas e plataforma virtual.
O secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, aposta na inovação dessa edição, que nascerá como resposta criativa às dificuldades da Covid-19. “O lançamento desta chamada pública é um motivo de comemoração, pois firmamos compromisso de manter o festival no calendário anual”.
A organização selecionada ficará responsável pela realização das mostras Competitiva, Brasília e as Paralelas, além de atividades formativas e rodadas de negócios em ambiente virtual. Deverá executar, ainda, ações em homenagem aos 60 anos de Brasília, celebrados neste ano.
O orçamento para o evento será de R$ 1,5 milhão. A subsecretária de Economia Criativa, Érica Lewis, explica que o vencedor poderá captar recursos externos para suplementar o montante. “A organização selecionada poderá recorrer a mecanismos de fomento locais e federais, e aos patrocínios das empresas privadas”, destacou.
A divulgação do resultado provisório será feita em até três dias após a avaliação das propostas pela Comissão de Seleção. Após essa fase, os proponentes terão cinco dias para recorrer. Em caso de dúvidas, as organizações podem entrar em contato com a Coordenação de Audiovisual da Secretariade cultura pelo endereço eletrônico ‘audiovisual@cultura.df.gov.br’ ou pelo telefone (61) 99213-2016.
* Com informações Secretaria de Cultura