A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec) anunciou o lançamento de um edital de chamamento público nesta terça-feira (21), buscando uma organização da sociedade civil (OSC) para coordenar as próximas três edições do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB). As edições, que abrangem os anos de 2024, 2025 e 2026, estão programadas para ocorrer entre setembro e novembro, oferecendo oito dias de eventos culturais em um formato híbrido.
Interessados têm até 20 de junho para submeter suas propostas através do site oficial da Secec, visando uma parceria estratégica que promova a continuidade e a excelência deste evento emblemático. O secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes, destacou a importância da colaboração estendida, que visa garantir a qualidade e a estabilidade necessárias para o sucesso do festival.
“O Festival de Brasília é um marco na cultura do DF e no cenário audiovisual nacional e internacional. Com um orçamento de R$ 9 milhões, divididos igualmente entre as três edições, esperamos não apenas continuar essa tradição de excelência, mas também inovar e expandir o impacto cultural do evento”, afirmou Abrantes.
O processo de seleção da OSC incluirá a assinatura de um Termo de Colaboração e a distribuição dos fundos em nove parcelas, conforme o plano de trabalho aprovado. O encerramento do processo de seleção está programado para 8 de agosto.
Para mais detalhes sobre o edital e informações sobre como participar, os interessados devem acessar o portal oficial da Secec em www.cultura.df.gov.br/editais-abertos/.