fbpx

Feira do Morango em Brazlândia será de 10 a 12.09

morango
Foto: divulgação

A 25ª edição da tradicional Feira do Morango de Brasília acontece neste mês e os últimos de evento serão nos dias 10, 11 e 12 de setembro. São 40 estandes montados na  área da Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag), em Brazlândia. Quem passar por lá poderá comprar direto do produtor morango in natura e outras delícias feitas com o alimento.

No Distrito Federal (DF), 96% dos produtores de morango estão em Brazlândia e depois de uma edição virtual por conta da pandemia, os agricultores estão bem animados com a realização do evento. Os produtores Josemilson da Cruz Gomes e o irmão dele, Josenilson, esperam boas vendas. “Quando tem a Feira as pessoas compram mais morango, não só aqui dentro. A gente vende melhor até na Ceasa”, diz Josemilson.

O produtor ainda conta que, para garantir uma renda extra com a festa, a família começou a criar mais guloseimas, “tem mousse, espetinho de morango e até sorvete. É só chegar aqui”, completa.

Morango é fruta?

Os especialistas da Emater-DF nos ajudam com essa questão. Não é totalmente errado chamar o morango de fruta, mas cientificamente falando ele não é uma fruta. De acordo com a classificação botânica, o morango é uma hortaliça, assim como a alface, você sabia disso?

Fruto, de acordo com a Ciência, é o resultado do desenvolvimento do ovário de uma flor após a fecundação. Mais uma curiosidade aqui, a polpa do morango é, de fato, o desenvolvimento de uma parte da flor.  “Por classificação, chamamos essa parte de pseudofruto, algo como falso fruto”, explica a engenheira-agrônoma e coordenadora de Olericultura da Emater-DF, Adriana Nascimento.

Mas se o morango não é a fruta do morangueiro, qual seria então? São pequeninas partes que contém uma única semente, aqueles pontos amarelinhos ou pretinhos que vemos do lado de fora dos morangos.

Produção no DF

Por aqui, são produzidos 11 cultivares, que apresentam tamanho, ciclos, maturação e tempo de plantação diferentes. Ao todo, são 226 produtores cultivando o morango no DF e a grande maioria, 96%, estão em Brazlândia. 

“A produção de morangos no Brasil possui grande importância social e econômica, por gerar empregos e aumentar renda de um grande número de agricultores familiares. Nos últimos anos, estão sendo incorporadas novas tecnologias que favorecem a produção de frutos de melhor qualidade e com possibilidades de exportação”, ressalta a engenheira-agrônoma Adriana Nascimento.

25ª Feira do Morango

Data: 10, 11 e 12 de setembro, das 10h às 22h.
Local: Associação Rural Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag) – Incra 6, BR-080, Km 13 (Brazlândia)
Acesso livre

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?