Feira da Goiaba em Brazlândia será entre os dias 21 e 25 de abril

goiaba
Foto: Emater-DF

A tradicional Festa da Goiaba de Brazlândia ganhou um novo formato e a 6ª edição acontece nesta semana, entre os dias 21 e 25 de abril

A goiaba é um símbolo de Brazlândia. A região é a maior produtora da fruta no Distrito Federal (DF) e o local da tradicional Festa da Goiaba. A pandemia do coronavírus mudou o nome do evento e o formato, mas a cidade segue promovendo e celebrando o trabalho dos produtores locais com a Feira da Goiaba.

A 6ª edição acontecerá nesta semana, entre os dias 21 e 25 de abril. Como aconteceu no ano passado, a feira seguirá o modelo drive-thru e as visitas podem acontecer das 10h às 18h, a entrada é gratuita. A visitação será por ordem chegada dos veículos, e segundo a organização, os protocolos de segurança devem ser seguidos rigorosamente, ou seja, o uso de máscara é obrigatório, a temperatura dos trabalhadores e visitantes será aferida na entrada, além do uso de álcool em gel e a manutenção do distanciamento social para evitar aglomerações.

A feira será realizada no espaço da Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (Arcag), localizada na BR-080, quilômetro 13, em Brazlândia. Claro que a atração principal é a goiaba e os visitantes poderão comprar várias delícias feitas com a fruta, como doces, sucos, licores, tortas e geleias. Mas além da gastronomia e dos produtos do Empório da Goiaba, haverá um feira de artesanato.

Colheita de 2021

goiaba
Goiabas cultivadas em Brazlândia. Foto: Tony Wilson/Agência Brasília

O DF, segundo a previsão da Emater-DF, deve manter a média dos últimos anos em 2021, e colher 8 mil toneladas da fruta. Esses são os números da safra principal, o segundo período de colheita, conhecida como safrinha, acontece de setembro a outubro. O Distrito Federal tem cerca de 100 produtores e a produtividade por aqui é maior do que a média nacional. Os produtores locais colhem 27,5 toneladas por hectare, a média no país é de 26,4 toneladas por hectare.

O coordenador do programa de fruticultura da Emater-DF, Felipe Camargo, explica o sucesso da goiaba no DF se deve ao uso das tecnologias adotadas pelos produtores locais. “Cerca de 95% das áreas plantadas são irrigadas. Além da irrigação, as podas de frutificação contínua permitem que o produtor colha da fruta quase o ano todo”, explica o agrônomo. “Temos ainda produtores que dividem a área de plantio em talhões para fazer o manejo da poda. Assim, na mesma propriedade, terá áreas com plantas florindo e áreas já sendo colhidas.

Outra curiosidade sobre a fruta, o DF é autossuficiente na produção de goiaba. Segundo os dados da Ceasa de 2019, 3.957 toneladas da fruta comercializadas na Central, 3.098 toneladas eram de produtores do DF. Comparando com outra fruta muito popular, das 15 mil toneladas de banana prata comercializadas em 2020 na Ceasa, apenas 336 toneladas eram de produtores locais.

6ª Feira da Goiaba

Data: 21 a 25 de abril de 2021
Horário: 10h às 18h
Local: Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (Arcag)
Endereço: BR-080, quilômetro 13, Brazlândia
Entrada: gratuita
Classificação: livre
Informações: João Paulo (61) 98424-8537

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?