Entidades japonesas comemoram 112 anos de imigração ao Brasil

imigração japonesa
Kasato Maru, navio que trouxe os primeiros imigrantes japoneses para o Brasil, atracado no armazém 14 do porto de Santos em 1908. Fonte: Agência Senado

Data será comemorada nesta quinta-feira com programação virtual

Entidades ligadas à cultura japonesa no Brasil terão uma programação especial para o aniversário da imigração, comemorado hoje (18), e também para o Dia Internacional do Nikkei, celebrado no dia 20.

No aniversário dos 112 anos da Imigração Japonesa no Brasil, nesta quinta-feira às 19h, a Japan House São Paulo e a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo) vão promover uma conversa online sobre o tema, com a participação do presidente honorário da Japan House São Paulo, Rubens Ricupero, e do membro do conselho consultivo da Bunkyo, o jurista e Doutor Honoris Causa pela Universidade Keio, de Tóquio, Kazuo Watanabe.

A atração, que será transmitida no canal da Japan House SP , discutirá a imigração japonesa no Brasil, suas influências, legados e a construção do elo entre ambas as nações e culturas.

Os primeiros japoneses

Em 18 de junho de 1908, o Kasato Maru, o primeiro navio a trazer imigrantes do Japão, chegou ao porto de Santos transportando 781 japoneses depois de uma viagem de 52 dias em alto-mar.

Os primeiros japoneses vinham para o Brasil em busca de melhores condições de vida, e o Governo brasileiro queria suprir a carência de mão de obra, sobretudo para a lavoura cafeeira de São Paulo.

A ideia dos primeiros imigrantes era vir para o Brasil, enriquecer e voltar para o país natal. Entretanto a maioria nunca retornou ao Japão porque ganhavam muito pouco aqui. Mas a permanência dos imigrantes, em terras brasileiras, deu o início da história dos mais de 1,6 milhão de brasileiros descendentes de japoneses que se estabeleceram no Brasil.

Monja Coen. Foto: divulgação .

Descendentes

No Dia Internacional do Nikkei (20) será a vez da Monja Coen fazer uma live, às 20 horas, com a participação de cantores e personalidades nikkeis, debatendo valores nipo-brasileiros. O evento será transmitido no canal da Bunkyo.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, a expressão nikkei significa descendentes nascidos fora do Japão, ou de japoneses que vivem no exterior. De acordo com a entidade, estima-se que há 3,8 milhões de nikkeis no mundo – o Brasil é o país onde há maior número de representantes, com 1,9 milhão.

 

 

*Com informações da Agência Brasil

 

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?