Japan House São Paulo tem intensa programação online

A Japan House São Paulo traz programação online sobre o Japão contemporâneo e conversa em celebração aos 112 anos da imigração japonesa no Brasil

A Japan House São Paulo (JHSP) criou o projeto # JHSPOnline que é uma boa oportunidade para o público conhecer a cultura japonesa, durante o período de distanciamento social. Gastronomia, literatura, esporte e costumes japoneses são assuntos abordados e compartilhados com o público via redes sociais: Facebook, Youtube, Instagram, Twitter e no site do centro cultural.

A Japan House São Paulo preparou para a segunda quinzena de junho uma programação repleta de conteúdos e atividades culturais.Todos os dias, entre 15 e 27 de junho, um novo conteúdo será compartilhado com o público, com o objetivo de promover a cultura japonesa, além de proporcionar entretenimento e a possibilidade de aprender sem precisar sair de casa.

Confira a programação da #JHSPOnline para o período:

15/06

Livro: Jardim Japonês de Sarkis Kaloustian. Foto: Divulgação

Jardim JaponêsJo Takahashi entrevista Sarkis Kaloustian

O produtor cultural Jo Takahashi, em conteúdo realizado especialmente para JHSPONLine, entrevista o arquiteto e professor Sarkis Kaloustian, autor do livro “Jardim Japonês, a Magia dos Jardins de Kyoto” (editora K, 2010). A conversa aborda os elementos que compõe um jardim japonês tradicional, além alguns exemplos de utilização desses conceitos em jardins contemporâneos.

16/06, às 16h

Conversa com EducativoSou Fujimoto: Arquiteturas do Cotidiano

A conversa com o núcleo educativo da Japan House São Paulo traz o tema “Sou Fujimoto: Arquiteturas do Cotidiano”, que irá discutir sobre os trabalhos mais representativos do arquiteto japonês e treinar o olhar para as diversas formas arquitetônicas que compõem o nosso cotidiano.

Link de acesso clique aqui:

Hokusai para crianças

Um vídeo de Fernando Saiki que propõe uma colagem inspirada na série 36 vistas do monte Fuji do artista japonês Katsushika Hokusai. A atividade visa ensinar para crianças o processo em camadas da gravura japonesa de maneira fácil e intuitiva.

17/06

Gastronomia – Sencha

Com consultoria de Kyoko Tsukamoto (Sabor Mirai Café) e Telma Shiraishi (AIZOMÊ), será apresentando um passo a passo, por meio de vídeo ilustrado, do chá mais consumido no Japão, o Sencha (chá verde). A animação trará dicas para fazê-lo da melhor maneira e extrair todo o seu sabor.

18/06, às 19h

Conversa sobre os 112 anos da Imigração Japonesa no Brasil

Para comemorar os 112 anos da Imigração Japonesa no Brasil, a Japan House São Paulo e o Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social promovem uma conversa sobre o tema com a participação de Rubens Ricupero, Presidente Honorário da Japan House São Paulo; e de Kazuo Watanabe, integrante do Conselho Consultivo da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social. Na ocasião da conversa mediada pela jornalista Thais Oyama, ambos comentaram sobre a imigração japonesa no Brasil, sua história, influências, legados e, claro, a construção do forte elo de amizade entre ambas culturas. Esta atividade conta com o apoio do Kenren – Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil.

Turma da Mônica Brasil e Japão 110 anos de amizade. Foto: Divulgação

Turma da Mônica: Brasil e Japão, 110 anos de amizade

Ainda em comemoração à Imigração japonesa, a Japan House São Paulo – em uma parceria com o Estúdio Mauricio de Sousa Produções – disponibiliza em seu site, uma edição especial do quadrinho “Turma da Mônica: Brasil e Japão, 110 anos de amizade”.

19/06

Budô – Artes marciais japonesas

No Japão, o conceito do Budô fala sobre a prática de artes marciais modernas que, além de seus preceitos técnicos e de aprimoramento físico, possuem fortes raízes filosóficas e morais. Mestres dos esportes apresentados na exposição “Dō: a caminho da virtude” vão compartilhar, por meio de vídeos, alguns movimentos simples e que podem ser testados em casa, além de importantes aspectos filosóficos de cada modalidade.

20/06

JHSP Indica

A série traz semanalmente dicas dos colaboradores da Japan House São Paulo sobre filmes, livros e músicas da cultura japonesa, com uma breve explicação sobre suas indicações.

21/06

Natsu (), o verão japonês

Dia 21/06 inicia-se o verão em todo hemisfério norte. No Japão, essa estação, marcada por temperaturas elevadas, é muito valorizada e marcada por uma mudança da paisagem, com as hortênsias em plena floração.

22/06

Fukuwarai. Imagem: Wikimedia Commons

Fukuwarai

Fukuwarai é um jogo muito tradicional entre as famílias japonesas durante o Ano Novo (Shōgatsu), em que uma pessoa com os olhos vendados tem a sua frente um desenho com formato de rosto e tenta completá-lo com olhos, nariz e boca, também de papéis.

23/06, às 16h

Conversa com Educativo: Wabi-Sabi e o sentimento de impermanência

A conversa com o núcleo educativo da Japan House São Paulo traz o tema “Wabi-Sabi e o sentimento de impermanência”, que fala sobre o aspecto contemplativo da passagem do tempo encontrado em muitas manifestações da cultura japonesa a partir das concepções de Wabi-Sabi.

Link de acesso clique aqui

Costumes Japoneses – Tirar os sapatos antes de entrar em casa

Um dos hábitos mais conhecidos da cultura japonesa mundo afora: o ato de se tirar os sapatos antes de entrar em ambientes domésticos. O post trará informações e curiosidades, além de explicações sobre sua origem.

24/06

Gastronomia – Oniguiri

Conheça o passo a passo do Oniguri, tradicional bolinho de arroz japonês. O vídeo animado contou com a consultaria de Telma Shiraishi, do restaurante AIZOMÊ, que mantém uma unidade na Japan House São Paulo.

25/06

Clube de Leitura: Matsuo Basho “Trilhas longínquas de Oku”

O Clube de Leitura prevê a realização de encontros com a curadoria de Natasha B. Geenen, diretora cultural da JHSP e Paulo Werneck, editor da Quatro Cinco Um, e vai considerar livros traduzidos diretamente do japonês para o português para ampliar o acesso dos brasileiros a este universo literário. A ideia é que os participantes tenham uma discussão informal com a mediação de Paulo Werneck e um convidado especialista no assunto da vez.

Sobre o livro: clique aqui

Inscrição: Clique aqui

Durante a quarentena, os encontros do Clube de Leitura serão realizados online, por meio da plataforma Zoom. O link para o acesso será enviado por e-mail após a inscrição.

26/06

Furin. Foto: Otota Dana/flickr

Furin

Objeto carregado de simbologia, o Furin (pequeno sino de vento) é muito utilizado pelos japoneses em suas casas. No post, falaremos sobre seus possíveis significados e relação com o verão.

27/06

JHSP Indica

A série traz semanalmente dicas dos colaboradores da Japan House São Paulo sobre filmes, livros e músicas da cultura japonesa, com uma breve explicação sobre suas indicações.

Sobre a JAPAN HOUSE São Paulo

Criada pelo governo japonês, o projeto Japan House São Paulo é um ponto de difusão de elementos da cultura japonesa para a comunidade internacional. Inaugurada em maio de 2017, foi a primeira do estilo no mundo, seguida pela Japan House Londres, na Inglaterra, e Los Angeles, nos Estados Unidos.

A proposta é promover um intercâmbio intelectual entre o Japão e o resto do mundo, propagar todas as características do Japão, desde a cultura milenar até as perspectivas inovadoras do século 21.

A sede do Centro Cultural JHSP fica na Avenida Paulista nº 52, e segue com as atividades suspensas, em conformidade com as orientações dadas pelo Governo do Estado de São Paulo visando contribuir para a não disseminação do coronavírus (COVID-19).

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?