Acabou cedo demais? Sem conseguir marcar contra a Jamaica, Seleção Brasileira está eliminada da Copa do Mundo de Futebol Feminino
Uma despedida sem graça para a Seleção Brasileira de Futebol Feminino da Copa do Mundo. Foi com um empate sem gols contra a Jamaica que carimbou a volta do time comandado por Pia Sundhage para o Brasil. O resultado também encerra a participação da rainha Marta dos mundiais.
Na sexta participação em Copas do Mundo, Marta, a artilheira dos mundiais com 17 gols, ficou pela primeira vez sem marcar e também, é a primeira vez que a eliminação veio ainda na fase de grupos. Após o jogo, a rainha disse: “É difícil falar num momento como esse. Não era, nem nos meus piores pesadelos, a Copa que eu sonhava. Mas é só o começo. O povo brasileiro pedia renovação. Está tendo renovação. A maioria das meninas tem muito talento e um caminho enorme pela frente. É só o começo para elas. Eu termino aqui, mas elas continuam”.
Marta ainda pediu a continuidade do apoio para o futebol feminino e para a atual seleção. “A gente tem que continuar apoiando essas meninas, porque esse é só o começo para elas. E ano que vem já tem a Olimpíada. Então, da mesma maneira que a galera estava empolgada no começo da Copa, apoiando a gente, seleção feminina, futebol feminino do Brasil, que continue apoiando. Que não seja só no momento, mas que seja contínuo, porque o trabalho tem que continuar”, reforçou.
A técnica do Brasil, a sueca Pia Sundhage, assumiu parte da responsabilidade pela eliminação, e acredita que o momento pede uma análise fria da participação brasileira no mundial. “No final, o resultado é minha responsabilidade, mas não apenas minha. Tem a ver com a forma como trabalhamos. Eu tenho que pensar se algo poderia ter sido feito diferente. Nós fizemos uma boa preparação, bons jogos e bons treinamentos. Há uma distância enorme entre o fracasso e o sucesso.”
No outro duelo válido pelo grupo do Brasil, a França bateu o Panamá pelo placar de 6 a 3.
Duelos da próxima rodada
Confira os jogos das oitavas de final do Mundial.
Oitavas de final
5 de agosto
Jogo 1 – Suíça x Espanha, 2h, Eden Park (Auckland/Tāmaki Makaurau)
Jogo 2 – Japão x Noruega, 5h, Estádio Regional de Wellington (Wellington/Te Whanganui-a-tara)
Jogo 3 – Holanda x África do Sul, Estádio de Futebol de Sydney (Sydney/Gadigal)
6 de agosto
Jogo 4 – Suécia x Estados Unidos, 6h, Estádio Retangular de Melbourne (Melbourne/Naarm)
7 de agosto
Jogo 5 – Austrália x Dinamarca, 7h30, Estádio Austrália (Sydney/Gadigal)
Jogo 6 – Inglaterra x Nigéria, 4h30, Estádio de Brisbane (Brisbane/Meaanjin)
8 de agosto
Jogo 7 – França x 2º Grupo H, 8h, Estádio Hindmarsh (Adelaide/Tarntanya)
Jogo 8 – 1º Grupo H x 2º Jamaica, 5h, Estádio Retangular de Melbourne (Melbourne/Naarm)