Dores no inverno: saiba como amenizá-las

dores

Os dias frios do inverno provocam um aumento na queixa das dores. A reclamação está longe de ser frescura ou lenda. A mudança de temperatura traz um desconforto na musculatura e nas articulações, e afeta especialmente os mais velhos.

De acordo com o reumatologista do Hospital Edmundo Vasconcelos, Leandro Parmigiani, os idosos sentem mais por muitas vezes apresentar doenças associadas e também pela dificuldade de manter o aquecimento do corpo.

A capacidade de manter o aquecimento do corpo é uma das soluções para amenizar as dores por conta das temperaturas mais baixas. “No frio, o organismo tenta manter a temperatura do corpo. Para isso, ele acaba fazendo com que os músculos fiquem contraídos, o que acaba por provocar dor”, explica Parmigiani. “Além disso, é um período que são feitos menos movimentos, o que colabora para uma rigidez maior”, complementa.

Outra recomendação é promover a vasodilatação, ou seja, a melhora na circulação do sangue pelo corpo para o alívio das dores. De acordo com o reumatologista, esse resultado pode ser conquistado com duas ações: manter-se aquecido e praticar atividade física. “Neste cenário, a alimentação também pode ser uma grande aliada. Nós indicamos o consumo de sopas e chás que auxiliam no aquecimento do corpo, e consequentemente, a vasodilatação e o relaxamento muscular”, diz.

Outro grupo que também sofre com o aumento da dor no frio é formado por pacientes com insuficiência circulatória, que têm o funcionamento regular das artérias e/ou veias afetado e doenças como osteoartrite, artrite reumatóide ou espondilite anquilosante. Esse quadro também vale para quem convive com a fibromialgia, em que a dor é muscular. 

“Em pacientes com doenças crônicas, é importante diferenciar o que é causado pela doença e o que se deve ao agravamento do quadro de dor por conta da mudança de temperatura. Com o frio, podemos ter um aumento da percepção de dor e não uma piora da doença. É essencial saber distinguir isso”, finalizou.

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?