fbpx

Solstício de Inverno traz possibilidades de rupturas e renovação

rupturaA quinzena começa com mais um planeta entrando em retrogradação. Júpiter em Peixes ficou estacionário no céu no último sábado e hoje, 21 de junho, começa seu retorno. Netuno, também em Peixes, é outro que está paradão desde quinta-feira, preparando-se para sua retrogradação no sábado (26/06).

É tempo de perceber, com sensibilidade e empatia, aquilo que nos rodeia e buscar soluções para o sofrimento. O momento de luto coletivo pelo qual passamos, com a pandemia de Covid, pode cobrar o preço em termos emocionais e psíquicos. Podemos precisar rever nossas ilusões e fantasias sobre o coletivo e sobre o nosso papel nas comunidades onde vivemos.

Contudo, amanhã Mercúrio em Gêmeos retoma seu movimento direto, destravando assuntos e aprendizados que pareciam difíceis de serem concluídos. Problemas práticos, negociações, viagens e comunicações podem retomar um ritmo mais acelerado. E as reflexões da última quinzena, motivadas pela energia dos eclipses, podem finalmente começar a fazer sentido interno.

Tempo de aconchego

Hoje ainda o Sol chega ao signo de Câncer, inaugurando o inverno no Hemisfério Sul. Tempo de acolher e nutrir a quem amamos, e isso inclui a nós mesmos. O período é propício para tornar o lar um ambiente de carinho e afetuosidade, trazendo aconchego e cuidado para a família e para nós mesmos.

Porém, é bom ter cuidado extra com cobranças exageradas por atenção, motivadas pela sensação de não estar sendo valorizado pelos outros. O momento canceriano pode exacerbar conflitos emocionais, especialmente quando achamos que fazemos mais do que os outros para manter nossos relacionamentos funcionando de forma saudável.

Na quinta-feira (24/06), a noite de São João será brindada com a Lua Cheia em Capricórnio. Realizações, ambições, necessidades e projetos materiais podem receber mais atenção do que as nossas necessidades emocionais nesse momento.
É interessante lembrar, contudo, que para chegar ao alto da montanha, a cabra – animal que representa Capricórnio – precisou ter pés de peixe. A simbologia capricorniana indica, portanto, que a estrutura emocional é essencial para que possamos nos mover e realizar no mundo.

Inovação e estruturação

Ainda no dia 24 de junho, Quíron em Áries alcança o sextil com Saturno em Aquário, ampliando as oportunidades para criar estruturas mais adequadas em nossas vidas. Inovação, alterações de padrões antigos, ressignificação de perdas e sofrimentos podem ser alcançadas, caso o trabalho interno seja feito com dedicação.

No domingo (27/06), Vênus entra em Leão, brilhante e esfuziante. Dia de dar aquele trato na cabeleira, de pegar um sol e achar algo divertido para fazer. Autoestima, confiança, poder de sedução e charme podem ser intensificados. É um período ideal para nos sentirmos mais atraentes e bonitos, mais interessantes e engraçados.

Entretanto, a oposição de Marte em Leão e Saturno em Aquário, no dia 1º de julho, traz os riscos do autoritarismo, da arrogância e do orgulho. Será que nos sentimos mais importantes do que realmente somos? Admitimos nossa mágoa quando não somos reconhecidos publicamente da forma como gostaríamos? Conseguimos compreender que a diversidade é uma necessidade em qualquer coletivo? Estamos confortáveis em perceber que não somos os donos da verdade?

Quebradeira necessária

No dia 4 de julho, a quadratura de Marte em Leão com Urano em Touro pode intensificar processos de quebra, ruptura, destruição e desmoronamento de estruturas que pareciam super sólidas e estáveis. Isso pode ocorrer tanto no nível coletivo e social, quanto no individual e psicológico.

Se a sensação de perda se tornar insuportável, se o sentimento de ruptura for desesperador, tente perceber o quadro maior. Não há como fazer uma reforma sem quebrar nenhuma parede. E, às vezes, a estrutura está tão comprometida que só nos resta colocar tudo abaixo.

Pense na casa nova, depois de pronta, e resista. Os astros vão nos ajudar.

Curiosidade sobre Urano em Touro? Veja mais informações aqui.

Quer saber mais sobre Saturno em Aquário? Leia aqui.

Se o tema é Quíron em Áries, você encontra aqui.Na hora do desespero com a perda ou ruptura, tente perceber o quadro maior: não há como fazer uma reforma sem quebrar nenhuma parede.

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?