Com entrada franca, Cine Brasília exibe longa-metragem independente com foco nas pessoas afetadas pela tragédia na capital de Alagoas
As consequências do desastre causado pela mineradora Braskem em Maceió (AL) a partir dos relatos das próprias vítimas. Em meio a bairros fantasmas, o documentário Ainda Há Moradores Aqui mostra a luta das pessoas que resistem ao silêncio da Justiça e ao descaso das autoridades.
O filme de produção independente terá exibição única e gratuita no Cine Brasília em 23 de junho, às 19h30min. Após a exibição, haverá um bate-papo sobre a situação das milhares de pessoas atingidas pelo desastre.
“A culpa é da Braskem por tudo que está acontecendo, não só na vida da lagoa, mas também na vida das pessoas que vivem da lagoa. Quem sofre é a gente”, ressalta Vanessa Santos, presidente da Cooperativa de Trabalho de Marisqueiras Mulheres Guerreiras.
“Não tem como dizer eu vivo feliz aqui. Não tem como dizer, ninguém mais vive feliz aqui”, conta José Claudio dos Santos, morador dos Flexais.
Para o diretor Tiago Rodrigues, manter essa história viva impede que ela caia no esquecimento. “Esse também é o papel do cinema: ser retrato, ser denúncia, ser memória”, destaca.
Sinopse
Em meio a bairros fantasmas, o documentário expõe as marcas da tragédia causada pela mineradora Braskem em Maceió (AL). Ainda Há Moradores Aqui dá rosto e voz para preservar a memória das pessoas que resistem e lutam por justiça e reparação.