fbpx

Dia da Pizza: aprenda a fazer uma boa massa

pizza
Pizza do Clube da Pizza do chef Gregory Cotrim. Foto Divulgação

Dia da Pizza e para comemorar que tal uma? Ou várias?

Dia Mundial e Nacional da Pizza é celebrado neste sábado, 10 de julho, e não poderíamos deixar de comemorar essa data por aqui. Para isso, pedimos ao nosso colunista e chef Gregory Cotrim, do Club da Pizza, uma dica para que você fazer em casa e se deliciar com essa criação italiana, que faz muito sucesso por aqui.

No Brasil, o dia da Pizza começou a ser comemorado em 1985 quando foi instituída pelo então secretário de turismo de São Paulo, Caio Luís Carvalho. Naquele ano foi realizado um concurso para eleger as melhores receitas de mussarela e margherita. Contam que o secretário teria ficado muito empolgado com o evento e escolheu a data do encerramento para se tornar o dia desse prato tão querido.

Pizza do Clube da Pizza do chef Gregory Cotrim. Foto Divulgação

Para se ter uma boa pizza, é preciso ter uma boa massa, certo? Assim, o chef Gregory nos ensina a fazer uma massa que pode ser feita em forno tradicional, esse que você tem em casa mesmo.

Muito bem, papel e caneta na mão e vamos a dica do chef:

Ingredientes para Massa de Pizza

1kg de farinha de trigo
50g de açúcar
30g de sal
60g de fermento fresco
80g de óleo de girassol
100g de leite em pó
500g de água

Modo de preparo

Em uma vasilha adicione a água levemente morna, adicione o fermento e parte do açúcar. Mexa com uma colher até dissolver todo o fermento. Em uma bacia, misture os demais itens secos e por último a água com fermento. Massageie a massa até ela ficar homogênea e lisa. Divida em porções de aproximadamente 350g, faça uma bolinha e deixe descansar por pelo menos 1h. A massa deve ficar coberta para não ressecar. Após ela dobrar de tamanho, abra com o auxílio de um rolo de massa e coloque em uma forma redonda de 35cm.

E o chef nos dá mais uma dica, “coloque a cobertura conforme goste, seguindo a regra de primeiro o molho, depois o queijo e por cima os ingredientes que preferir”. Ele ainda conta que a combinação calabresa com cebola faz muito sucesso, mas você pode ir além e ousar na cozinha, e de repente até criar um sabor inédito.

Depois de definir o sabor e montar a pizza, é hora de ir ao forno e o chef recomenda que a temperatura deve estar em 240 graus, ou na temperatura máxima do seu forno doméstico. O tempo pode ser de 10 a 15 minutos, mas o ideal é observar “se a massa está ficando dourada e se o queijo derreteu”, recomenda o chef.

Com tudo pronto é hora de se deliciar, então, aproveite e bom apetite!

 

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?