fbpx

Aprenda a fazer Panetone salgado para o Natal

A chef Laíse Lopes ensina uma receita prática de Panetone salgado para o fim de ano

O fim de ano chegou e com ele, várias delícias aparecem na mesa. E um dos pratos mais tradicionais do Natal é o panetone. A versão tradicional com frutas cristalizadas ganhou novas versões e a chef Laíse Lopes ensina a fazer uma receita com a textura já conhecida, mas com um novo sabor.

Especialista em pâtisserie e fã de panetone, a chef criou uma versão salgada com ingredientes queridinhos, com a linguiça calabresa. “Depois de muitos testes, criei um panetone salgado fácil de fazer e rápido. Além disso, a receita pode ser temperada a gosto, tornando cada panetone uma versão diferente e adequada aos paladares diversos”, conta.

Os ingredientes selecionados pela chef são acessíveis e descomplicados, mas o grande segredo está na escolha da forma. “Eu utilizo um tipo de forma que pode ir ao forno e serve como embalagem, o que faz toda a diferença na apresentação do panetone. As formas que não precisam lavar são perfeitas para este tipo de receita e muitas outras, recomendo muito”, diz. As formas utilizadas na receita do panetone são da marca Sulformas, produzidas em um material biodegradável, que vai ao forno e serve como embalagem e com custo médio de R$ 2 a unidade. Outra vantagem é a tecnologia dos microfuros das formas, que auxiliam na distribuição de calor e no assar uniforme da massa.

Confira a receita de panetone salgado da chef Laíse Lopes:

Ingredientes:

150g ovos ou 3 unidades

100g açúcar

120g margarina ou manteiga

15g fermento biológico seco

250ml água morna

500g farinha de trigo

300g calabresa

Temperos a gosto (salsa, alho torrado, cebola picada, queijos etc.)

 

Modo de preparo:

Derreta a manteiga e junte com a água para que fique morna. Adicione à mistura o fermento, o açúcar, o sal, os ovos.  Misture a farinha de trigo até obter uma massa homogênea e deixe descansar por 40 minutos. Na sequência, coloque as calabresas e os outros temperos escolhidos, como queijo parmesão, e divida nas formas de panetone de acordo com a indicação da gramatura da embalagem (100g, 250g, 500g). Deixe descansar novamente até chegar 1 dedo abaixo da forma. Pré-aqueça o forno a 170 graus e leve para assar até que fique dourado.

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?
%d blogueiros gostam disto: