O motivo foi o aumento do número de casos, que geraram uma alta demanda nas UBSs e a grande necessidade de internação

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal encaminhou na última quinta-feira (2) ao Governo do Distrito Federal (GDF) uma recomendação para que sejam ampliadas as testagens de covid-19 na população e que volte a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados ou em espaços públicos com aglomeração.
A pasta tomou como base os dados em relação ao vírus que correspondem até o dia 30 de maio. A secretária mencionou no documento a crescente no número de caso de covid-19 na região (2.604 casos novos e 8.222 casos ativos), o aumento de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a alta necessidade de internações, além da matriz de risco – indicador que alcançou 24 pontos, classificado como “risco alto”.
“Esta Câmara Técnica sugere a retomada da obrigatoriedade do uso de máscaras faciais de gramatura adequada, cobrindo nariz e boca, em todos os ambientes fechados e ambientes públicos do DF nos quais haja aglomeração de pessoas”, afirma a secretaria no ofício.
Os dados apresentados pelo Ministério da Saúde até o dia 2 mostram que o DF registrou desde o início da pandemia 715.938 casos, com 11.692 mortes.
O órgão sugeriu uma inserção de campanhas publicitárias para alertar a população sobre a importância de ventilar os ambientes, evitar aglomerações, higienizar as mãos e completar o esquema vacinal contra a covid-19 o quanto antes. A secretaria também solicitou ao governo a abertura de novos leitos no Hospital de Campanha da Polícia Militar (HCPM) e a ampliação da vacinação e adesão à dose de reforço no DF.
Vale ressaltar que o documento não tem o poder de obrigar a população a usar máscaras novamente, pois é uma recomendação. A decisão só pode ser pelo governador Ibaneis Rocha.
*Com informações de Agência Brasil