fbpx

DF proíbe distribuição de sacolas plásticas a partir de hoje (1º)

Apenas sacolas feitas com material biodegradável estão autorizadas

df, brasília, sacolas plásticas, meio ambiente
A capital federal adota medida que já está em vigor em belo Horizonte desde 2011 – Foto: Divulgação (AID/Alepa)

Adeus, sacolas plásticas! A partir desta segunda-feira (1º) a distribuição ou venda de sacolas comuns distribuídas em comércios para carregar mercadorias está proibida. Apenas as feitas com material biodegradável ou biocompostável, os quais possuem um tempo reduzido para decomposição, podem ser utilizadas pelos comerciantes da capital federal.

A proibição de sacolas com materiais que prejudicam o meio ambiente está prevista na Lei Distrital 6.864, sancionada pelo governador do DF, Ibaneis Rocha, em 21 de junho de 2021. O prazo foi estendido neste final de semana.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Supermercados do DF (Sindisuper), Jair Prediger, as empresas associadas estão cientes e irão cumprir a nova regra.

“Os estabelecimentos comerciais devem estimular o uso de sacolas reutilizáveis, assim consideradas aquelas que sejam confeccionadas com material resistente e que suportem o acondicionamento e o transporte de produtos e mercadorias em geral”, diz a ordem legal.

Com o intuito de abaixar os custos e garantir que os clientes saiam dos estabelecimentos com seus produtos, os supermercados precisarão vender sacolas reutilizáveis, confeccionadas com material robusto e não poluente.

Em 2011, Belo Horizonte tornou-se a primeira cidade do Brasil a aderir a proibição do fornecimento de sacolas plásticas em supermercados. Desde então, essa iniciativa só tem crescido em todo país e muitas outras cidades brasileiras já compraram a ideia.

*Com informações de Agência Brasil 

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?
%d blogueiros gostam disto: