
O domingo (17) trouxe esperança aos brasileiros que acreditam na vacina contra o coronavírus. Após a autorização do uso emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as doses, segundo o Ministério da Saúde, devem ser distribuídas a partir de hoje para que a campanha nacional comece na quarta-feira (20), a partir das 10h. Aqui no Distrito Federal (DF), a Secretaria de Saúde afirma já ter reforçado a estrutura para receber e transportar as vacinas assim que elas chegaram.
O secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, está confiante de que o “Distrito Federal estará pronto para receber as vacinas. Todo o transporte e armazenamento será acompanhado pela Secretaria de Segurança Pública, e a partir de quarta-feira [20], às 10h estaremos iniciando a vacinação, juntamente com todos os municípios do país”.
Assim que forem recebidas, as doses serão encaminhadas para a central da Rede de Frio, que será responsável por operacionalizar toda a logística de distribuição para as regiões e respectivas unidades de saúde. O local possui 95m³ de capacidade de armazenamento, sendo que 14m³ serão exclusivos para condicionar e aclimatar as vacinas contra a Covid-19. O traslado das doses será realizado por 60 viaturas com cabine dupla.
Mesmo com a chegada da vacina, Okumoto pede tranquilidade e que as pessoas continuem seguindo as recomendações das autoridades de saúde, como higiene das mãos, o uso de máscara e o distanciamento social. “Solicito à população que tenha paciência e muita tranquilidade durante esse período. Tudo estará dando certo, tudo será perfeito neste caminhar”, disse.
De acordo com a tabela divulgada pelo Ministério da Saúde, neste primeiro momento, o DF irá receber 105.960 doses e mais 200 vacinas para a população indígena.
*Com informações da Agência Brasília