
Dérbi: o dia em que a cidade de Manchester se divide entre azuis e vermelhos
Depois do luto pela morte da Rainha Elizabeth II e da Data Fifa, a Premier League está de volta com uma rodada completa e que promete, afinal, no próximo domingo (2), às 10h (horário de Brasília) o Manchester City recebe o rival da cidade, o United, e os dois times vão medir forças em um duelo cheio de expectativas.
Será o dérbi de número 188 da história do Futebol Inglês, nos últimos oito encontros na casa do Manchester City, o rival soma um melhor retrospecto, apesar da goleada de 4 a 1, no último encontro. Dos oito últimos jogos no Eithad, os Diabos Vermelhos venceram seis, foram duas vitórias para os Citizens e um empate.
Na tabela do campeonato, o City ocupa a segunda colocação, com 17 pontos, e o United está em quinto, com 12 pontos.
City
Do lado azul, o Manchester City domina sete das oito estatísticas principais do campeonato: melhor goleiro, artilheiro, maior assistente e outras. O elenco de Pep Guardiola veio para a temporada 2022/2023 para manter o título nacional e brigar pela Champions League.
Erling Haaland vem se sentindo em casa e é o dono da artilharia na Premier League. O jogador marcou onze vezes em sete partidas, um perigo na área dos adversários e a promessa do placar não ficar em 0 a 0. Ele é dono do Gol do Mês, assista.
O ataque do City marca, em média, três gols por partida e tem uma porcentagem alta de acerto de passes, 90,6%. Defensivamente, a equipe ainda não cometeu erros que levaram a gol e a média de gols sofridos por partida é de 0,9, assim, a linha defensiva e Ederson, o goleiro brasileiro, seguem uma temporada bem tranquila.
Na coletiva, Pep Guardiola agradeceu o trabalho do fisioterapeuta do clube para manter a forma física do cometa Haaland, Mario Pafundi. “Erling na temporada passada lutou muito em Dortmund. Ele passou o ano passado lesionado e chegou aqui com problemas após uma pequena cirurgia no verão. Ele começou a trabalhar com Mario, Rico e outros caras. Graças a eles e por sua ética de trabalho, ele pode jogar regularmente.”
O técnico ainda falou da condição física de John Stones, Kalvin Phillips e Aymeric Laporte. Os três atletas tiveram lesões, mas Guardiola se mostrou bastante otimista quanto à volta dos jogadores aos campos.
United
Do lado vermelho, após duas derrotas na temporada, o novo técnico do United, Erik ten Hag parece ter colocado o time no trilho e foi escolhido o melhor técnico do mês de setembro da Premier League.
O Manchester United já bateu nesta temporada dois rivais importantes: Liverpool e Arsenal, e agora o desafio é jogar contra o time que conta com Haaland, De Bryune, Foden e companhia. Será possível parar o cometa norueguês?
Durante a coletiva desta sexta-feira, Ten Hag confirmou que dois jogadores estão machucados: Harry Maguire e Anthony Martial, que participou dos treinos, mas segue como dúvida. Marcus Rashford voltou aos treinos, o que pode ser um bom indício de que o ponta poderá participar do jogo no domingo.
Como parar Haaland? Ten Hag respondeu que “nós não jogamos contra o Haaland, jogamos contra o Manchester City. Eles têm um time e mais de 11 jogadores, mas nós também. Estamos convencidos de nossas capacidades e se atuarmos como um time dentro e fora da posse de bola, então é possível vencer esses adversários.”
Mais da Rodada
A nova rodada começa também com mais um dérbi local, o líder Arsenal recebe o Tottenham e é promessa de grande jogo, a partida começa às 8h30 no sábado (1) e terá transmissão do Star+.
Ainda no sábado (1), às 11h, o Liverpool enfrenta a sensação da temporada, o Brighton, que está em quarto no campeonato e à frente dos Reds. A partida será exibida pela ESPN.
No domingo, o dia começa com o dérbi de Manchester às 10h, com transmissão da ESPN, e logo depois, o Leeds enfrenta o Aston Villa.
A rodada se encerra na segunda (3) com o jogo Leicester e Nottingham Forest, às 16h.