Curso online e gratuito do SUS sobre medicina natural

Plantas fitoterápicas – Imagem de Seksak Kerdkanno por Pixabay

Capacitação é focada na preparação de Agentes Comunitários e de Saúde Indígena, mas está disponível para qualquer pessoa.

O SUS lançou um curso gratuito online sobre plantas medicinais e fitoterápicos. Está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS). A capacitação preparará o aluno para usar de forma segura as plantas medicinais e fitoterápicos. O curso é gratuito e online, com carga horária de 60 horas na modalidade à distância, sem limites de vagas. Para realizar o curso acesse o link.

O objetivo é orientar os agentes Comunitários e de Saúde sobre a importância do uso correto de plantas medicinais disponibilizando informações básicas sobre cultivo, assim como orientações sobre a preparação e o uso de remédios caseiros.

Embora tenha sido desenvolvido, inicialmente, para os ACS, o curso é de grande utilidade para outros profissionais de saúde e a população em geral, uma vez que o uso de plantas medicinais oferece soluções eficazes e mais baratas para o tratamento de algumas doenças. Dessa forma, as pessoas poderão usar farmácias e medicamentos mais fortes apenas em casos de urgência ou de maior gravidade.

O que é Fitoterapia?

Segundo a Portaria 971 de maio de 2006, do Ministério da Saúde, a fitoterapia é uma terapêutica caracterizada pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas, sem a utilização de substâncias ativas isoladas, ainda que de origem vegetal. Em resumo, a fitoterapia é a prevenção e o tratamento de algumas doenças mediante o uso de plantas naturais.

Fitoterapia é considerada uma especialidade médica, que é tratada na área da medicina alopática, ao contrário da homeopatia e da acupuntura, que são terapias alternativas. Alguns estudos e pesquisas científicas realizadas, no Brasil e no mundo, comprovam que tratamento com plantas naturais pode complementar tratamentos de saúde tradicionais, e ajudar na prevenção de doenças crônicas ou agudas.

Caso tenha dúvidas sobre o curso, consulte o FAQ do AVASUS.

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?