Curitiba recebe a 75ª Reunião Anual da SBPC

curitiba
Prédio da UFPR em Curitiba. Foto: José Carlos Cruz -Tarritaboni/ Pixabay

De 23 a 29 julho, Curitiba será a capital da ciência no Brasil

Com o tema: Ciência e Democracia para um Brasil justo e desenvolvido, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza a 75ª Reunião Anual em Curitiba. O evento trará inúmeras atividades que envolverá ciência, tecnologia e cultura em modelo presencial e remoto.

Nesta sexta-feira, a Universidade Federal do Paraná realizou uma coletiva para apresentar as novidades da reunião. Estiveram presentes, o reitor da instituição, Cláudia Linhares, a coordenadora do evento e o presidente da SBPC, Renato Janine. 

A reunião de 2023 terá um significado especial para a comunidade acadêmica, primeiro por significar a volta dos eventos presenciais após os três anos de pandemia da covid-19, e de acordo com o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, o evento será um Rock in Rio ou como um Woodstock da ciência e da tecnologia.

Para o presidente da SBPC, Renato Janine, a reunião realizada em Curitiba tem um significado especial, será a sexta vez que a cidade recebe o evento. A última vez foi em 1986 e o Brasil passava por um momento histórico importante, e agora, 2023, o país também vive um novo contexto, com a nova gestão pública federal que encerrou um período “negacionista” dos últimos quatro anos.

A escolha do tema, democracia e ciência, da 75ª Reunião Anual aconteceu antes das eleições de 2022, e segundo o presidente, “ou nós vamos ter quatro anos de resistência, ou quatro anos de recomposição da democracia tenra, a democracia é uma planta tenra, que precisa receber água luz”.

Janine, durante a sua fala, fez críticas ao governo de Jair Bolsonaro, que realizou cortes na ciência e educação, como o corte na educação básica, o Fundeb, como citou o presidente da SBPC. Ele defende o diálogo com a gestão do presidente Lula, fez críticas ao atual governo, mas, no geral, se mostrou satisfeito com os rumos tomados pelo Ministério da Educação.

A coordenadora do evento, Cláudia Linhares, aproveitou para apresentar os números da reunião que começa no próximo domingo. Ela ainda pontuou que todas as atividades são gratuitas. 

O debate para criar a programação científica envolveu 170 instituições afiliadas da SBPC, serão mais de 80 mesas redondas, e os temas envolverão os problemas cotidianos vividos pelos brasileiros e pela comunidade internacional: como a nanotecnologia, a Inteligência Artificial, ChatGPT, além das questões ambientais e a Amazônia.

Além da ciência, a cultura também estará presente no evento, haverá atividades culturais, mesas redondas, conversas e shows diários.

Para mais informações sobre os eventos realizados durante a 75ª Reunião Anual da SBPC: https://ra.sbpcnet.org.br/75RA/

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?