Iniciativa do Sesc-DF trouxe docentes e nutricionistas para mostrar que é possível cozinhar sem sobras e evitar o desperdício dos alimentos
Após dois anos de pandemia de covid-19, os impactos socioeconômicos são revelados em números preocupantes, como o avanço da fome no país. Por outro lado, o Brasil é apontado como um dos países que mais desperdiça alimentos, assim, nesta quinta-feira (29), o Sesc-DF realizou o 1º Seminário nutricional intitulado ‘Cozinha sem sobras – Aproveitar sem desperdiçar’, na unidade do Sesc Ceilândia.
A data escolhida para a realização do Seminário marca o Dia Internacional de Conscientização sobre Desperdício Alimentar, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O evento foi pensado para incentivar os participantes a aproveitar melhor os alimentos para que eles possam ter uma experiência sustentável na cozinha. Entre os temas abordados durante o encontro estão: aproveitamento alimentar, o combate à fome, o incentivo de hábitos saudáveis, além de abordar sobre nutrição corporal, obtida por meio do aproveitamento alimentar correto.
O Seminário teve a participação de diversos pesquisadores, professores e estudiosos nas áreas de segurança alimentar, nutricional, de saúde e gastronomia, além da presença de especialistas, representantes de organizações, instituições filantrópicas e movimentos sociais.
As ações contra o desperdício de alimentos que já estão em prática no Distrito Federal foram apresentadas, e como ponderou o diretor-regional do Sesc-DF, Valcides Araújo, “dar visibilidade e incentivar discussões responsáveis e maduras para que possamos reduzir e, quem sabe, zerar o desperdício de alimentos no Brasil, como forma de se combater um das chagas que insistem em nos ferir em pleno século 21, que é a fome”.
Nutricionistas de todo o Brasil vieram prestigiar o evento e trocar conhecimento sobre a temática. Monique Martins, nutricionista integrante do programa Mesa Brasil disse que o evento tem uma abrangência muito forte em relação à sobra. “Somos um dos países que mais desperdiça alimentos, então acho que devemos ter essa conscientização do quanto é importante não desperdiçar, do quanto é importante aproveitarmos tudo do alimento. Devemos aproveitar da melhor forma, e as receitas aqui abordadas podem contribuir para que a população tenha uma alimentação mais saudável.
O palestrante e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Gustavo Porpino, acredita que eventos como esse são muito importantes, por envolver diversas parcelas da sociedade.
“Quando a gente fala de reduzir o desperdício alimentar, a gente também alinha a temática ao enfrentamento à insegurança alimentar. A fome hoje é um problema global, o mundo vive uma crise alimentar em função ainda de resquícios da pandemia da covid-19, da crise climática e dos conflitos, que chamamos de desafio 3 C’s. É muito importante que a gente busque alternativas de alinhar a redução do desperdício de alimentos com o enfrentamento da fome.”