fbpx

Concurso PCDF: prova de Estatística pode ser um diferencial

concurso
Foto: divulgação

As provas do concurso acontecem no dia 21 de agosto, cargo de Escrivão, e no dia 22 de agosto para as vagas de Agente de Polícia

Está chegando o dia para a realização das provas objetivas para o concurso da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Dessa vez, os concurseiros tiveram uma surpresa: a inclusão da disciplina de Estatística no edital do certame.

A novidade trouxe algumas dúvidas entre os candidatos que sonham com uma vaga na PCDF. No fim das contas, os inscritos precisam focar em ter uma boa pontuação nas questões de Estatística, afinal, essa pode ser a diferença na hora da classificação.

Walter Sousa,  especialista e professor do IMP Concursos, licenciado em matemática pela UnB e bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Brasília, concorda que a disciplina pode ser um diferencial.

“No geral, as notas na prova de estatística, se forem individualizadas, são muito abaixo da média de outras disciplinas. Pontuar bem em uma matéria na qual a maior parte dos candidatos vai mal, é sem dúvida um grande diferencial”, explica.

Não é possível prever quantas questões irão aparecer no dia da prova, mas o professor “ com base em provas anteriores, estima-se um total de 10 questões de estatística na prova”. 

Com relação aos temas que podem ser tratados, Sousa aponta que “Há dois assuntos de extrema relevância na Inferência Estatística: A construção de intervalos de confiança e a realização de Testes de Hipóteses. O candidato não deve ir para essa prova sem o conhecimento dessas técnicas.  Na parte descritiva da matéria, conceitos elementares como os das medidas de posição (médias, medianas e moda) e de dispersão (variância, desvio padrão e coeficiente de variação) são indispensáveis, partindo do princípio que muitos candidatos dominam essa parte e não se deve perder pontos onde a maioria está ganhando.”

O professor ainda recomenda a resolução de exercícios para a melhor preparação para o concurso e indica aos candidatos a resolver questões anteriores da banca Cebraspe, “mas priorize as de concursos para cargos semelhantes, bem como as de analista de ampla concorrência, para pessoas com qualquer curso superior. As provas para o cargo de Estatístico têm um grau de dificuldade bem mais elevado, mas é possível selecionar bons exercícios compatíveis. Além de questões da banca Cebraspe, as bancas FCC e CESGRANRIO são ótimas fontes.”

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?