Como lavar a louça de forma eficaz [Contexto Livre]

Não sei vocês, mas nesses dias de quarentena um dos meus programas favoritos tem sido cozinhar. Todo dia, seja no almoço ou no jantar, analisamos os ingredientes disponíveis, pesquisamos inúmeras receitas na internet e voilà, um prato (ao menos) criativo surge! O negócio é que, por trás de tantas receitas, sempre tem um grande problema: a louça.

Na terceira semana em casa, eu acordei mal. A tal ansiedade tinha me pegado. O medo do vírus, o medo do futuro, o medo da crise econômica e suas consequências. No começo, achei que eu não me preocuparia.

Mas, de repente, tinha ficado mais difícil dormir à noite e, de dia, manter o bom humor virou um desafio. Como nessas horas é importante manter a rotina e os hábitos que nos trazem algum tipo de prazer, fui preparar o meu suco verde para o café da manhã.

Quando cheguei na cozinha, me deparei com a pia lotada. Era copo, colher, panela… Eu não tinha tempo de parar e arrumar tudo, precisava fazer o suco rápido e me arrumar para começar o “home office”.

Afinal, eu estava atrasada para cumprir meus objetivos do dia. Eu estava agoniada. Se você já teve ansiedade, sabe como é. Os pensamentos começam a vir cada vez mais rápido, é difícil se concentrar. Ao mesmo tempo em que percebe mil coisas que precisa fazer, não consegue saber por onde e nem como começar.

Na hora, pensei em como eu ficaria incomodada o dia todo se deixasse a louça ali e decidi lavar. Era tanta louça! Resolvi começar organizando. Fui separando tudo: colocando talheres de um lado, pratos grandes, pequenos e fundos em ordem, potes, panelas e copos do outro lado e, quando eu vi, era muito menos louça do que eu tinha imaginado.

Na verdade, quando coloquei cada coisa em “seu lugar”, vi que antes, por estar tudo empilhado de forma desorganizada, o volume pareceu muito maior do que realmente era. Uma sensação de controle me invadiu e foi então que eu percebi como a pia era uma grande metáfora da vida real.

No meio de tantas incertezas e problemas para resolver, muitas vezes nos perdemos. É verdade que existe muito fora do nosso controle. Mas, se organizarmos aquilo que está nas nossas mãos, sejam afazeres ou pensamentos, será possível estar no controle e estabelecer um plano de ataque eficaz.

Em tempos como os que vivemos agora, é natural que tenhamos medo. A incerteza e insegurança nos sufocam, ainda mais enquanto estamos tão limitados por forças maiores.

Entretanto, teremos uma melhor visão da situação e  resolveremos as pendências de forma mais eficaz se conhecermos e nos prepararmos para as variáveis do nosso contexto. Por isso, não desista da sua pia, mas conheça-a. Organize a louça antes de lavar e você verá que é mais fácil do que parece.

Júlia Tudella Bianco é Publicitária paulista vivendo no Planalto Central. “Adoro aprender mais sobre os assuntos da mente e da alma, sempre inquieta na busca por encontrar o melhor jeito de viver essa aventura que é a vida. Apaixonada por viagens, mãe de dogs e na eterna dúvida sobre largar tudo e morar na praia! Já trabalhei em diferentes agências e empresas, atualmente estou no marketing de uma empresa brasiliense do ramo da tecnologia.” Sigam  a Júlia no insta: @jubianco 

Contexto Livre é uma coluna rotativa, de assuntos diversos escrita por pessoas bacanas que tenham algo legal e inspirador pra compartilhar.

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?