Como flexibilizar seu espaço

Tune Arquitetura traz algumas dicas de como flexibilizar e aproveitar ao máximo seus espaços

 

Hoje em dia a busca pelo aproveitamento dos espaços tem sido cada vez maior. Seja por que está em um ambiente pequeno e precisa de mais espaços para guardar e se organizar ou simplesmente está querendo comportar um número maior de atividades que o programa da casa apresenta. Por isso, apresentaremos algumas estratégias que devem ajudar a flexibilizar o seu espaço.

O primeiro passo que deve-se dar para flexibilizar um espaço já existente é traçar qual sua meta. Logo, deve se questionar quais atividades ou necessidades acredita serem necessárias naquele espaço para ser o espaço ideal. Seja ter mais armários, inserir uma mesa de trabalho, um sofá cama ou mesmo alterar a sua planta. Enfim, tente encontrar o que está faltando, para que a busca pela resposta esteja melhor direcionada.

A flexibilização pode ser mais simples quando a insatisfação está apenas sob a perspectiva de mobiliários e armários. Por exemplo, quando se tem um quarto de hóspede e deseja que ele seja também um escritório. As alterações previstas para essa situação, podem está apenas na alteração de layout ou aquisição de novas mobílias. Claro, que deve se analisar, pois podem precisar, de alguns serviços de ajustes, como novos pontos de energia, iluminação e uma nova pintura. Mas em vários casos um novo layout e as mobílias corretas tornaria o espaço bem flexível e funcional.

Projeto: Tune Arquitetura

Um caso mais intermediário de flexibilização é o de melhor aproveitamento de um espaço reduzido, como de apartamentos pequenos, as famosas quitinetes, que possuem poucas divisórias, na maioria das vezes, e espaços de plantas abertas. Como estratégia para essas situações e a definição de um programa mínimo de necessidades de atividades que deverão ser desenvolvidas nesse espaço. Para em seguida, propor um layout e por fim entrar na fase de compra de mobiliário, produção de armário planejados, que nesses casos são sempre bem vindos, pois são ótimos para aproveitar os menores dos espaços disponíveis e a produção de espaços mais compactos. Algumas das estratégias utilizadas nestes ambientes, são uso compartilhado de televisores, uso de camas embutidas em armários, que dão lugar a sofás ou mesas durante o dia, e o uso de painéis para criar divisões decorativas para ajudar nas divisões de espaços, mas sem perder muito espaço interno.

 

A situação mais complexa está nas flexibilizações de plantas ou fachadas, pois essas necessitam de entrar me obra maiores. Isso ocorre muito em casas adquiridas em um padrão entregue pela construtora que possuem plantas livres, fachadas com acabamentos mais genéricos e que são feitos com o intuito de baratear a produção e dá a maior possibilidade de personalização aos proprietários, pois podem adquirir e transformar de acordo com sua necessidade. Isso ocorre muito na área de prédios corporativos, e casa de custos menores. Essa flexibilização pode ser vista ao primeiro momento como algo não tão interessante por alguns, mas em um longo prazo as vantagens são fáceis de serem notadas, pois proporciona uma arquitetura flexível, que pode ser facilmente alterada sem causar danos estruturais.

Um exemplo dessa situação é o projeto apresentado no concurso desenvolvido pelo Ministério da Habitação do PeruDepartamento de Agricultura dos EUAThe Engineered Wood Association e Fondo Mi Vivienda e desenvolvido pelos arquitetos Rafael Arana Parodi, Carlos Suasnabar Martínez, Amed Aguilar Chunga e Santiago Nieto Valladares. A casa proposta é modular, de fácil construção e principalmente flexível, dando a possibilidade de personalização das casas por cada um dos proprietários.

 

Fonte: https://www.archdaily.com.br/br/888895/arquitetos-propoem-120-habitacoes-sociais-incrementais-e-flexiveis-para-iquitos-peru. Acesso em: 12 de jul de 2020.

 

Quando o assunto é flexibilização existem inúmeras possibilidades. Por isso, a insegurança na hora de solucionar as demandas pode surgir, e então recomendamos que procurem um profissional.

A flexibilização é complicada de ser dita de maneira genérica, assim como um bom projeto arquitetônico, pois cada um tem suas necessidades. Mas esperamos ter colaborado para ter noção do que se deve pensar quando o assunto é flexibilização. Nós da Tune Arquitetura prestamos serviços de consultoria e de projetos que pode te ajudar melhor!

 

Fontes:

Arquitetos propõem 120 habitações sociais incrementais e flexíveis para Iquitos, Peru. https://www.archdaily.com.br/br/888895/arquitetos-propoem-120-habitacoes-sociais-incrementais-e-flexiveis-para-iquitos-peru. Acesso em: 12 de jul de 2020.

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?