fbpx

Cine Brasília reabre após quase dois anos fechado

A reabertura do espaço será feita com a Mostra de Cinema Egípcio

Cine Brasília, Mostra de Cinema Egípcio, cinema, df, brasília, cultura
Cine Brasília reabre as portas após quase dois anos e recebe Mostra de Cinema Egípcio – Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A volta do ícone! O Cine Brasília está novamente à disposição do público após fechar as portas desde março de 2020 por conta da pandemia de Covid-19. Hoje (6) o cinema volta a ativa com a Mostra de Cinema Egípcio – Cine Brasília 2ª Edição. Até domingo (9), os brasilienses poderão assistir seis longas-metragens premiados e de grande repercussão no Egito.

Segundo o curador da mostra, Amro Saad, cada obra passa uma visão diferente ao público. “Os estilos variam bastante porque temos desde romance a mistério e terror. Quando temos estilos tão diferentes assim, fica difícil destacar um filme só. Mawlana, por exemplo, que é o filme de abertura, fala sobre radicalismo religioso e as consequências que um discurso pode provocar em uma sociedade”, afirma.

De acordo com Saad, que é egípcio naturalizado brasileiro, o evento tem o objetivo de compartilhar com o espectador brasiliense por meio da arte as reflexões e debates que estão sendo feitos no país africano. “É muito provável que alguns desses debates também estejam presentes no Brasil”.

O curador da mostra ainda destaca que a produção cultural em torno do cinema no Egito nunca foi tão realista e aberta como nos últimos anos. “Temas que antes eram considerados tabus são exibidos com muita criatividade e sofisticação, por isso chamamos de ‘o novo cinema egípcio’. A minha proposta tem sido, desde a primeira edição da Mostra do Cinema Egípcio no Cine Brasília, apresentar ao espectador a atual sociedade do país”.

Indicações do curador

O filme Mensagens do Mar, do diretor Daoud Abdel Sayed, também está na mostra. Conforme disse Amro Saad, a obra gerou polêmica no Egito por estar muito à frente da cultura do país à época. Ele cita ainda O Elefante Azul, filme campeão de bilheteria no Egito.

Entrada e festival em casa

A entrada será 1 quilo de alimento não perecível. Para quem preferir assistir a mostra no conforto de casa, os filmes serão exibidos também na plataforma cinemaegipcio.com. Vale ressaltar que durante toda a mostra  serão observados os protocolos sanitários, como o uso obrigatório de máscaras.

Programação da Mostra de Cinema Egípcio

Quinta (6)

  • Abertura da mostra, às 19h
  • Mawlana, às 20h

Sexta (7)

  • Yomeddine, às 20h

Sábado (8)

  • Fotocópia, às 17h (sessão inclusiva com audiodescrição)
  • Verde Seco, às 19h
  • Fotocópia, às 20h30

Domingo (9)

  • Mensagens do Mar, às 17h
  • O Elefante Azul, às 20h

*Com informações de Agência Brasília

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?
%d blogueiros gostam disto: