fbpx

Campeonato vai eleger o melhor padeiro do Brasil

padeiro
Johannes Roos, embaixador de fermentação natural da Puratos. Foto: Marqueterie

São Paulo receberá nos dias 19 a 22 de julho a Feira Internacional de Panificação, e durante o evento, na Arena do Pão, o melhor padeiro do país será premiado

A Puratos, fabricante Belga de produtos para panificação, confeitaria e chocolates, em parceria com a FIPAN, maior feira de panificação e confeitaria do Brasil, realizará o primeiro Campeonato Brasileiro de Panificação. A competição acontece em São Paulo, de 19 a 22 de Julho, na Arena do Pão, dentro da FIPAN, e vai eleger o melhor padeiro do país. O vencedor do torneio representará o Brasil no Mondial Du Pain, que acontece na França, em outubro de 2023. 

O embaixador de fermentação natural da Puratos, Johannes Roos, será o responsável por treinar os competidores, explicar as regras e como as apresentações devem ser feitas. O Padeiro é técnico da Seleção Brasileira de Panificação e um dos representantes da Ambassadeurs Du Pain.

O campeonato será dividido em três etapas: seleção, treinamento e competição. Participam do torneio 8 padeiros que apresentarão 8 tipos de pães do mundo (baguettes, pães típicos e o pão nutricional), viennoiserie (folhados), peça artística, sanduíche feito com o pão nutricional, o pão biológico e brioches com tranças diferentes. Por fim, o competidor também deverá produzir uma escultura em pão de no mínimo 80cm de altura. Todos os participantes terão 8 horas de um mesmo dia para a finalização de cada uma das criações.

Os pães serão analisados por um júri composto por quatro renomados profissionais da área de panificação: Fernando de Oliveira, Papoula Ribeiro, Vera Lúcia Cherobim e o belga Laurent Vannieuwenhove, representante do Aspirant Baker Bélgica e chefe global de panificação da Puratos. Todos vão avaliar a diversificação de receitas, apresentação, sabor e regularidade no formato dos pães.

Além de revelar novos talentos e ser uma plataforma de relacionamento para a comunidade do pão, a ideia do torneio é proporcionar a excelência da fermentação natural desde o momento do preparo até a mesa.

A Puratos e a FIPAN acreditam que a qualificação da mão de obra é chave para o  desenvolvimento da panificação no Brasil. “Os competidores terão contato direto com o melhor que a Puratos tem a oferecer de conhecimento. A consequência dessa preparação é uma competição de alto nível que entregará pães com maior qualidade e sabor”, explica o Gerente de Marketing de Panificação da Puratos Brasil, Rafael Fini.

 A competição será realizada na FIPAN, a maior feira de Panificação e Confeitaria da América Latina, destinada a operadores do food service no país, tendo como característica efetivação de negócios.

Mais informações da competição e da feira, acesse o site www.fipan.com.br.

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?
%d blogueiros gostam disto: